Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Cuidado com a resolução da Imagem

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cuidado com a resolução da Imagem

Um dos erros mais comuns é pensar que a resolução da imagem depende da impressão gráfica. É claro que a qualidade de impressão é importante, mas o que vale mesmo é a reprodução capturada na câmera.
A resolução de uma foto determina sua qualidade, a partir da quantidade de pontinhos (pixels) que formam essa imagem. Quanto maior a resolução, maior sua definição e detalhamento. Para medir a resolução de impressos, é utilizada a unidade DPI, que significa Dots Per Inch (pontos por polegada).
Existe uma convenção de que a impressão offset trabalha com 300dpi, mas este valor pode variar conforme o material. O profissional da gráfica é quem deve analisar caso por caso e, assim, definir a resolução. Imagens com resolução alta demais tornam o arquivo pesado no computador, mas são necessárias para uma boa impressão.
A qualidade da imagem pode ser configurada na própria máquina digital, que tem sua capacidade definida quando fabricada. É importante prestar atenção no detalhe da resolução no momento de enviar o material para a gráfica, pois ela é de total importância para uma impressão 100%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.