Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Design+Publicidade: União em favor da comunicação

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Design+Publicidade: União em favor da comunicação


cokeHá muita confusão entre as profissões de Design e Publicidade. Mas o ideal mesmo, é que sejam sanadas todas as dúvidas e, além disso, que essas profissões se unam em favor de uma comunicação integrada mais inteligente e de acordo com as novas formas de comunicação. Mas antes, vamos dar uma olhada nas definições de Design e de Publicidade.



Design

“(dizáinsm (ingl1 Concepção de um projeto ou modelo; planejamento. 2 O produto deste planejamento.”
“Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.”
Basicamente a gente entende o Design como: a concepção visual e/ou material de um objeto ou de uma peça gráfica, com um objetivo basicamente comercial ou para resolver algum problema, diferentemente da arte. Ou seja, as peças gráficas são produzidas para vender alguma coisa, seja um produto, uma marca, entre outros. O design de um produto serve para criar beleza, ergonomia, conforto e claro, que o produto tenha potencial comercial.

Publicidade

sf (público+i+dade) 1 Estado ou qualidade do que é público. 2Divulgação de fatos ou informações a respeito de pessoas, idéias, serviços, produtos ou instituições, utilizando-se os veículos normais de comunicação. 3 Com Toda forma de divulgação de mensagens, por meio de anúncios, com o fim de influenciar o público como consumidor.4 Atividade de publicitário. P. estática, Propag: formas de publicidade que apresentam uma imagem estática: cartazes, faixas, outdoors.”
“A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéiasassociadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.”
Sobre Publicidade podemos entender que o seu principal foco é informar o público sobre produtos, utilizar técnicas de linguagem para persuadir consumidores, influenciar consumidores a respeito de certa marca ou produto. Todo o trabalho que envolve a publicidade é feito com o objetivo de vender, utilizando-se da linguística para este fim.
Ambas as atividades utilizam-se da Semiótica, que é, basicamente, o estudo dos símbolos. Este assunto é muito interessante tanto quanto é complexo, portanto estaremos abordando-o em um outro artigo neste blog.
Vamos separar assim: o Design trabalha com formas, cores, logotipos, logomarcas, tipologia, formatação correta de arquivos e composição de marcas e desenho de produtos para empresas. A Publicidade trabalha para facilitar e promover a venda de serviços e produtos, utilizando para isto técnicas de linguagem, trabalhando de acordo com as características sócio-culturais do público-alvo.

Por que estas duas profissões deveriam se unir?

Essa é uma pergunta com uma resposta muito simples. Estamos vivenciando uma mudança nos rumos e nas formas de comunicação. Enquanto o designer pode trabalhar basicamente com simbologia para atrair as pessoas, o publicitário pode atrair esta mesma atenção com o uso da linguística. Assim, cada profissional trabalharia com a sua especialidade e ambas as profissões se uniriam, tornando o resultado do trabalho muito melhor.
Hoje, a tendência é buscar canais de comunicação interativos, onde as pessoas podem “conversar com a marca”. Por isso, essa aproximação da publicidade e do design com as pessoas se faz necessária. Essa união será muito bem-vinda para criar uma melhor relação da marca, produto ou serviço com o público-alvo.
Por Alexandre Bigaiski do Gráfica CDC
Links de pesquisa e informações sobre Design e Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.