Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dilma rechaça racionamento e garante que Brasil tem energia para crescer

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dilma rechaça racionamento e garante que Brasil tem energia para crescer


A presidente Dilma Rousseff aproveitou a inauguração de um parque eólico em Sergipe nesta terça-feira (29) para reafirmar a segurança da matriz energética brasileira e celebrar feitos do governo petista na área.
Ela disse que foi durante sua gestão no MME (Ministério de Minas e Energia), no primeiro mandato do ex-presidente Lula (2003-2006), que o país recuperou a capacidade de investimento no setor energético.
"A reforma deu trabalho e acabou em 2004. Garantimos que o país voltasse a investir em energia elétrica. Tinha parado de investir. A Eletrobras estava proibida de investir", disse a presidente. "Em dez anos, o governo melhorou a segurança da matriz energética."
No início do discurso, Dilma falou do pronunciamento feito semana passada em cadeia nacional, no qual assegurou a redução nos preços da energia elétrica no país, e voltou à carga contra os críticos à política energética do governo, que apontam riscos de racionamento.

RACIONAMENTO
"Se pessoas mal informadas disserem que Brasil não tem energia, estão equivocadas. Vão parar de falar isso, pois contra fatos não há argumentos", disse a presidente, na companhia do atual ministro do MME, Edison Lobão. "[O país] tem energia suficiente para crescer."
Como exemplo, Dilma afirmou que 8,5 mil MW de energia nova ingressarão no SIN (Sistema Interligado Nacional) neste ano --um recorde, segundo ela. Na área de transmissão, Dilma informou que estão previstos 7,4 mil km de novas linhas.

CONTA DE LUZ
Ao falar sobre a redução nos preços da energia elétrica, Dilma disse que não é "justo" nem "ético" que a população continue pagando o preço atual após a amortização dos investimentos feitos nas usinas hidrelétricas.
Ela definiu as hidrelétricas como "senhoras velhas", cujos investimentos em sua concepção levam 30 anos para serem amortizados, mas que oferecem energia por até cem anos.

BARRA DOS COQUEIROS
O parque eólico Barra dos Coqueiros, localizado no município de mesmo nome, na região metropolitana de Aracaju (capital de Sergipe), tem potência instalada de 34,5 MW e 23 torres. O empreendimento recebeu investimento de R$ 125 milhões, sendo a maior parte com financiamento do China Development Bank.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.