Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Emprego, inclusão e clima são destaques em Davos

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Emprego, inclusão e clima são destaques em Davos

Com o tema 'Dinamismo resiliente', a intenção do Fórum Econômico Mundial é tentar traçar os desafios na saída da crise


DAVOS - Com a esperança de que o pior da crise econômica já passou, líderes mundiais tentam traçar bases para uma recuperação global forte e sustentável. Esse é a principal proposta do debate no Fórum Econômico Mundial que começou nesta quarta-feira, dia 23, em Davos, na Suíça. Com o tema "Dinamismo resiliente", a intenção do evento é tentar traçar os desafios na saída da crise. Entre os temas que chamam atenção no primeiro dia do evento, estão a necessidade de aumento do emprego, a inclusão social e as mudanças climáticas.

"Empregos foram perdidos e agora precisamos pensar como transformar o crescimento em empregos nos países, especialmente na Europa", defendeu o presidente do banco suíço UBS, Axel Weber. No continente europeu, países como a Espanha e Grécia amargam níveis recordes de desemprego, especialmente entre os mais jovens. O excesso de mão de obra disponível tem reduzido salários nesses mercados e feito com que milhares de desempregados procurem empregos em outros países.

Para o presidente da Coca-Cola, Muhtar Kent, o atual cenário representa "uma grande oportunidade, mas também um grande desafio". Para o executivo, é preciso que sociedade, empresas e governos se unam no esforço da retomada do crescimento. "O crescimento vem da melhora da atividade, mas também do otimismo que gera investimento", diz o presidente da Coca-Cola.

Outro desafio à frente é a inclusão de setores menos favorecidos. Kent chama atenção para um dado que mostra que as mulheres já representam 66% da força de trabalho mundial, mas recebem apenas 10% dos rendimentos. A inclusão também deve atingir os mais jovens que têm sido duramente afetados pelo desemprego, especialmente na Europa, defende a presidente da ONG Transparência Internacional, Huguette Labelle.

Meio ambiente
Há, ainda, a preocupação com o clima. O presidente global da Dow Química, Andrew Liveris, diz que os Estados Unidos podem aproveitar o cenário de recuperação para abraçar a agenda do combate às mudanças climáticas. Nesse quadro, ele chama atenção para a descoberta recente dos grandes campos de gás de xisto nos Estados Unidos.
"Essas descobertas vão mudar o jogo energético mundial e será uma coisa boa para o mundo", diz. Apesar da polêmica em torno de seu impacto ecológico, os campos descobertos em solo norte-americano já têm uma consequência: os preços internacionais do gás caíram expressivamente após a descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.