Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Limpando os Estilos de Cores no Corel Draw

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Limpando os Estilos de Cores no Corel Draw


Aí vai mais uma super dica para otimizar seus arquivos em Corel Draw. Neste artigo vamos falar sobre Estilo de Cor, suas vantagens e desvantagens, pra que e quando usar. Antes, vamos ver o que vem a ser um Etilo de Cor.
Você pode criar uma cor para aplicar em um objeto do desenho. Isto é um Estilo de cor. Este processo facilita a aplicação da cor desejada. Esse Estilo de cor é salvo no seu arquivo. Você pode também criar tons diferentes em cima dele.
Porém, o uso deste recurso do Corel pode trazer certos “dissabores” para seu arquivo como, por exemplo, demorar para abrir, salvar ou até mesmo durante a sua manipulação. Cada trabalho que você faz dentro do Corel, ele automaticamente vai salvando todos os estilos (texto, cor, gráfico, imagem) que você utiliza dentro do documento, como se fosse um histórico de que você utilizou para desenvolver sua arte. Se você importa um arquivo, ele traz consigo os estilos que possui.
Alguns designers que trabalham no Corel usam este recurso de estilos para facilitar sua criação e criam milhares deles. Por exemplo: um arquivo com tamanho real de 500 KB pode ficar com 2.5 MB. Devido a este recurso, o arquivo demorará em média três vezes mais tempo para abrir. Como então resolver este problema?

Tá lento para abrir?

estilo cor
Abra um arquivo “infectado” (pausa para um cafezinho e alguns biscoitos nesta hora!!)
Ok! Abriu?! Lento né?! Bem, isto se deve ao fato do seu arquivo estar “sujo”, com muitas visualizações e estilos de cores salvos. Geralmente isto ocorre com arquivos antigos ou após de muito uso do Corel Draw e editar bastante este arquivo.

Então, mãos à obra! (abandone os biscoitos!)

Segue um passo a passo para conferir e limpar seu Gerenciador de Exibições e Estilos de Cores! Com seu arquivo sujo aberto, siga os passos abaixo:
  • Ferramentas > Gerenciador de exibição.
  • Confira se o Gerenciador de exibições contém muitos itens.
Exibição
  • Abra os Estilos de CoresFerramentas > Estilos de Cores. Confira se também está lotado de itens.
Estilos de cor
  • Confirmado que as duas ferramentas ou uma delas (Gerenciador de Exibição ou Estilos de Cores) contenham muitos itens, comece a limpar os arquivos.
  • Você deverá deletar um por um. Salve seu arquivo. Vá salvando durante o processo, pois o Corel pode travar.
  • Pronto! Seu arquivo está livre, leve e solto! Abra seu arquivo novamente e confira seuGerenciador de Exibição e os Estilos de Cores, se está assim:
Gerenciador de objetos e Estilos de cores
Em alguns arquivos você pode encontrar apenas o ícone da cor, ou um símbolo qualquer. Apague apenas estes itens.

Observações finais

  • Evite importar arquivos de terceiros, ou mesmo os seus, que ainda não passaram pelo processo descrito acima. Caso você for usar estes arquivos, abra-os antes separadamente e limpe-os antes de importar.
  • Faça sempre essa limpeza ao salvar um novo arquivo.
  • O ideal é habituar-se a tais práticas para que, no desencadear do envio dos arquivos para as gráficas ou bureaus, os estilos não caminhem juntos.
Espero ter ajudado vocês com mais estas dicas de Corel Draw!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.