Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas para montagem de um folder com duas dobras

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dicas para montagem de um folder com duas dobras

Usado como cardápio de pizzaria, restaurante, lanchonete e outros. Também usado para divulgação de empresas, produtos e serviços. Além das duas dobras, você poderá utilizar sua criatividade e fazer algum corte especial, isto tornará seu folder mais interessante.
folder_2_dobras
*foto meramente ilustrativa

Montagem do Folder com 2 dobras

Abra o padrão, que você pode baixar do nosso site, de um folder que aceita duas dobras. Veja no padrão escolhido que existem as linhas de corte e segurança.
folder
Depois de analisado o padrão, comece a criar seu layout. Primeiro tenha em mente o modo que você vai querer o folder, ou seja, onde serão as dobras. Para este tutorial usamos um folder 21 x 29,7 cm com duas dobras. Veja passo a passo como fazer a divisão.
1) Divida o folder em três partes, lembrando que uma das faces terá que ficar menor devido à dobra.
folder2
No exemplo acima, a face menor vai ser a 3 (três), pois esta será dobrada para dentro do folder. Veja a ilustração abaixo desta face menor, como ela vai ser dobrada.
folder_2_dobras_02
Definido a divisão, temos que colocar as linhas de segurança entre as dobras para que, quando colocarmos as informações, a dobra não caia em cima. Estas linhas de segurança são de 5,0 mm de deslocamento para cada lado.
folder3
2) O mesmo processo que você fez na parte externa do folder, você terá que repetir para a parte interna. Importante: a parte interna é o inverso da externa, ou seja, as posições são invertidas. Veja a ilustração abaixo para compreender melhor.
folder4
Assim como foi feito com as linhas de segurança na parte externa do folder, na parte interna também tem que ser feito. O valor do deslocamento é o mesmo: 5,0 mm para cada lado.
folder5
Veja na imagem abaixo a parte externa e interna do folder, lado a lado. Note a diferença na posição das dobras.
folder2folder4
Olhando os dois lados, observe a numeração e veja onde é a frente de cada face e onde é o seu respectivo verso. O folder com duas dobras tem que ser montado desta forma, para que não haja erros de dobras e nem de impressão.
Depois de definidas todas estas especificações, crie o seu layout em cima das mesmas. Assim você vai evitar erros e seu folder será impresso corretamente. Veja o modelo do folder, com a parte externa e a interna.
folder6
Abaixo, o modelo do folder com duas dobras finalizado.
folder_2_dobras_01                                FONTE: BLOG DA GRÁFICA CDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.