Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: DICAS PARA UMA EXCELENTE ESTRUTURA GRÁFICA

sexta-feira, 29 de março de 2013

DICAS PARA UMA EXCELENTE ESTRUTURA GRÁFICA

Muitas vezes encontramos algum material que não agrada aos nossos olhos. Ou sua diagramação é confusa, contém muita informação, cores em excesso, ilustrações colocadas em espaços estranhos. Cuidar do desenvolvimento de todas as fases do material permite a garantia de sucesso no resultado final. Uma das questões que são discutidas por profissionais como os designers são a direção, posição e o espaço do conteúdo.
A direção faz referência à posição que o objeto está localizado dentro de uma moldura determinada. É como o observador vai enxergar o material. Posição tem relação com a forma e estrutura que está em volta do objeto. A forma faz menção com a observação e seu sentido visual, algo colocado em uma posição ruim pode prejudicar a harmonia do trabalho. Deve ser levado em consideração o equilíbrio visual do material, atendendo a mensagem final que deseja ser transmitida. É nesta fase que o bom senso faz toda diferença. A respeito do espaço seja cheio de informações ou vazio, para cada pedaço o enquadramento permite a interpretação adequada da mensagem gráfica. Suas margens delimitam o espaço do conteúdo, condicionando o olhar de cada pessoa na compreensão da mensagem. Cada tipo de margem transmite um significado diferente. Mas hoje, muitos designers procuram não ficarem presos aos critérios das margens, eles buscam inovar na criação dos trabalhos.

Outras características expostas são; o formato, o tamanho e a textura. Formato é uma das primeiras coisas que são reparadas. Ele parte de três principais tipos, o círculo, o triângulo, e o quadrado. A partir das três figuras, outras infinitas podem ser idealizadas. Não dá para esquecer que o formato da base do produto também faz relação com o todo. A forma é responsável pela leitura. As chamadas formas orgânicas influenciam em um bom encaminhamento da informação. Já as formas quadradas, com seus cantos acentuados podem gerar uma quebra do fluxo de leitura, já que a linha muda de direção. E quanto às formas triangulares, elas funcionam muito bem como setas de direcionamento.

Tamanho sempre faz referência ao grande ou pequeno, além de comparações com outros objetos para fazer a caracterização. Mesmo precisando inovar, certos projetos não permitem mudanças. Fazer a distinção do que pode ou não ser alterado é preciso, tudo buscando não perder a funcionalidade. Por exemplo, trabalhos grandes não devem ser realizados aliando pequenos detalhes, já que o objetivo é ser colocados em um local que permita a visualização de longas distâncias. Por sua vez os pequenos, precisam de um cuidado maior. Erros por mais simples que pareçam tendem a ficarem muito mais fáceis de reparar.

Sobre a textura usada de dois jeitos, tátil ou visual. Ambas fazem relação uma com a outra. Uma textura bem aplicada confirma e complementa a informação pretendida, ou ainda pode contrapor-se a ela, se essa for à intenção.

Resumindo, regras fixas não existem. Tudo depende do que o cliente busca e da mensagem transmitida. Faça suas escolhas e ótimo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.