Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Estatística na gestão da qualidade com excelência

quinta-feira, 28 de março de 2013

Estatística na gestão da qualidade com excelência

As empresas utilizam a estatística em seu processo para garantir que seus produtos sejam produzidos de forma padronizada conforme as especificações técnicas do produto

O controle estatístico do processo de ferramentas da qualidade tem um papel importantíssimo no gerenciamento da rotina, do dia a dia nas organizações.


Ela possibilita uma ação eficaz contra problemas, reduzindo a variação no processo. A estatística tem que ser excelente nos processos, deve respeitar uma variação controlada dentro dos padrões.

Assim, proporcionando melhorias na qualidade, que ocasionam redução de custo.

Um método preventivo de se comparar continuamente os resultados com os padrões, especificações identificados, a partir de dados estatísticos, as tendências para variações significativas, a fim de eliminar, controlar essas variações, com o objetivo de reduzi-las cada vez mais. A estatística obtém conclusões com base em dados e números.

As empresas utilizam a estatística em seu processo para garantir que seus produtos sejam produzidos de forma padronizada conforme as especificações técnicas do produto. Mesmo as empresas menores utilizam deste método pois através de amostragem é possível realizar as análises necessárias e verificar os desvios detectados e assim representar no gráfico os detalhes da produção e implementar o método mais adequado de amostragem para que o processo produtivo tenha uma eficácia garantindo que todos os produtos produzidos não sofra nenhuma anomalia.

Sabemos que todo tipo de processo apresentam desvios, as máquinas tem suas calibrações e configurações iniciais más depois de um certo tempo de uso os desgastes são inevitáveis e é através da estatística que se é possível detectar essas variações.

Já imaginou se iniciar uma produção as 07:00 hs da manhã e só parar as 17:00 hs sem controle nenhum sobre o processo, logicamente que tudo o que fosse produzido teria tamanhos e modelos diferenciados com as deformidades.

Existem vários métodos de aplicar a estatística, cada empresa adota o que mais atende ao seu processo pois existem produtos que as especificações devem estar quase nominal com desvios que só se detecta com equipamentos precisos e tem os produtos que não requer tanta precisão ,o importante de tudo isso é a qualidade do produto final.

Quando compramos um determinado produto com a qualidade desejável nunca imaginamos o trabalho que foi até chegar a esse resultado más foi através da estatística que foram analisadas pelos especialistas checando os desvios encontrados calculando erros, falhas, enfim um trabalho feito em mínimos detalhes até chegar a perfeição.

A estatística está presente no  nosso dia a dia e nem percebemos muitas vezes fazemos projeções para um futuro próximo ou mais adiante e fazendo simples cálculos conseguimos ter uma ideia de um bom projeto.
Então podemos afirmar que a importância da estatística é muito grande sendo que tudo que envolve qualidade depende de um cálculo estatístico para que se possa ter um absoluto controle sobre os processos e atingir a máxima perfeição. O uso da estatística é imprescindível para que tenhamos parâmetros sobre o processo e assim definirmos o caminho a seguir minimizando os erros de processo garantindo um produto que atenda as expectativas dos clientes.

Concluo que se não empregar a estatística no processo, ficaria difícil controlar a qualidade dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.