Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A História do Cartão de Visita

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A História do Cartão de Visita

Quando entregamos ou recebemos um cartão de visita, sabemos que estamos cultivando um hábito antigo. Porém, o que a maioria não sabe, é que esse hábito provém de aproximadamente quatro séculos, no mínimo. Isso porque alguns estudos apontam para a possibilidade do cartão de visita ser usado na China desde o século XV.

As primeiras formas de cartão de visita tiveram sua origem no jogo de cartas, no século XVII. Os jogadores escreviam suas assinaturas, notas promissórias e outras mensagens nas cartas para garantir que suas dívidas de jogo seriam pagas. Com o passar do tempo, esses cartões de visita foram desenvolvidos para saudação e outros fins.

Estes cartões de visita apareceram primeiro na França, durante o reinado de Louis XIV. Eram usados para apresentar seus donos com toda a glória. Cartão de visita era sinônimo de status.

Neste mesmo século, foram introduzidos na Inglaterra os chamados tradecards ou cartões comerciais. Antecessores do cartão de visita como conhecemos hoje, foram utilizados em todas as partes da Inglaterra. As primeiras formas de cartões comerciais apareceram no início do século XVII, em Londres. Foram utilizados como publicidade e também como mapas, orientando o público para que pudessem chegar às lojas. Pois, na época, não havia nenhum sistema formal de nome ou numeração das ruas.

Cartões Comerciais (Publicitários) – Século 17



A popularidade dos cartões comerciais aumentava. Era um meio de publicidade mais eficaz. Isto porque os jornais da época eram pouco desenvolvidos. Os cartões comerciais, na época, desempenhavam um papel semelhante ao da mídia on-line nos dias atuais, pelo fato de orientarem o leitor até o estabelecimento comercial. As primeiras formas de cartões comerciais eram impressas pelo método da xilografia (entalha a madeira, aplica tinta e carimba o papel) ou Letterpress (aplica a tinta em uma superfície em relevo e pressiona o papel). Até o século XVIII, o método Copperplate (folhas de cobre que são gravadas, recebem a tinta e, depois, têm papel laminado sobre elas para produzir uma cópia) era o mais popular. Um pouco antes do século XIX, os cartões comerciais eram feitos em monotones ou com simples tintura.

Com o crescimento das empresas, crescia também a produção e distribuição dos cartões comerciais. Por volta de 1830, a litografia, usando várias cores, tornou-se um método padrão na Europa. Durante o século XIX, a nova tecnologia e o aumento da velocidade na comunicação, fizeram com que a distribuição de jornais e revistas se tornasse mais prática. A publicidade nesses meios tornou-se mais acessível e difundida. O advento do maquinário foi tão suntuoso, exibido e anunciado, que foi o responsável direto pela queda da indústria Tradecard.

Ainda no século XIX, como adoção de etiqueta da Côrte Francesa, os cartões de visita chegaram ao resto da Europa e aos Estados Unidos. Foram incluídos refinados ornamentos gravados e fantásticos brasões. Cartões de visita ou cartões telefônicos foram acessórios indispensáveis para qualquer cavalheiro ou dama de classe média, no século XIX.

Senhoras da sociedade usavam um cartão de visita em suas visitas, para que fossem apresentadas pelos condutores de suas carruagens às pessoas de uma determinada casa. O condutor apresentava um cartão com o nome e título da senhora, que aguardava na carruagem e, se a dona da casa desejasse sua visita, o condutor abriria a porta da carruagem. Caso contrário, a carruagem iria embora, sem expor sua passageira a uma situação constrangedora.

Nos Estados Unidos houve uma rígida distinção entre cartão de visita e cartão de negócio. Os cartões de visita que usamos atualmente, nos Estados Unidos são chamados cartões de negócio (businesscard).

O cartão de visita servia como prova palpável de um encontro social, bem como uma carta de apresentação. A pilha de cartões na sala era um catálogo de mão, que servia para saber quem havia ligado e quais ligações deveriam ser retornadas. Entretanto, não foram utilizados pela classe trabalhadora americana nem no interior do país.

Cartões de negócio, por outro lado, eram muito comuns entre homens e mulheres de todas as classes, que tinham um negócio ou empresa para promover. Considerava-se de mau gosto usar cartões de negócio para fazer contato social. Um cartão de negócio deixado com um servente poderia significar que você havia lhe chamado para pagar uma conta.

Através dos séculos, pudemos observar a evolução dos cartões, tanto no processo de confecção como em sua utilidade. Isto serve para comprovar a tese de que os cartões de visita nunca perderão seu espaço. Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o cartão de visita sempre será uma ferramenta indispensável no ramo dos negócios.

Cartões de Negócios – Século 19
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.