Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Curiosidades sobre o mundo gráfico

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Curiosidades sobre o mundo gráfico


Atualmente no ramo gráfico, podemos enumerar uma série de situações onde a criação do cliente influi diretamente em nosso processo de produção. Essa influência pode ser negativa ou positiva, dependendo da maneira como é trabalhada. Em suma, o trabalho necessário para que exista um entendimento é esclarecer ao cliente que está do lado de lá, o que se passa do lado de cá. Preparamos algumas curiosidades que julgamos importantes vocês conhecerem, onde apontamos situações e soluções para que possamos caminhar juntos.
• Materiais com aplicação de Verniz não podem receber Vinco?  Pois estraga o acabamento.
Isso mesmo, o impacto necessário para a formação do Vinco causa descolamento da aplicação do Verniz na superfície do produto, formando assim rachaduras e irregularidades visíveis desagradáveis ao nosso olho. Por isso não disponibilizamos a combinação desses acabamentos.


• Produtos maiores do que 21 x 29,7 que recebam dobras devem passar por esse processo manualmente, pois esse processo acaba ficando muito caro quando é feito através de máquinas, pois além do valor cobrado pelo produto existe o custo para o serviço de uso das maquinas de dobragem.
• Cores fortes frente / verso
Em nosso processo de impressão, as folhas na saída da máquina ficam sobrepostas umas sobre as outras. Por esse motivo quando um material é feito com cores escuras na frente e claras no verso geram manchas.
Ao encomendar seu material em nosso site, lembre-se de combinar as cores de frente e verso para que não ocorram manchas em seu impresso.


• A técnica de policromia é usada em vários tipos de equipamentos gráficos, inclusive, sua impressora de jato de tinta caseira utiliza esta técnica. A policromia (CMYK) gera 4 cores padrão que misturadas se transformam em todas as cores conhecidas (C = ciano, M = magenta, Y = amarelo, K = preto). Já a digitalização seja via scanner, webcam, máquina fotográfica, gera arquivos em RGB, por esse motivo desenvolva seus arquivos sempre com o padrão de cores CMYK para evitar conflitos.
• Hoje a tecnologia mais utilizada no Brasil para impressão Off-set está sujeita a uma variação na escala de cores entre 10% para mais ou para menos em um mesmo lote, ou em lotes diferentes.

Os impressores seguem uma escala padrão, mas muitas vezes o olho humano não consegue captar as variações existentes entre a escala e o material impresso. Por isso trabalhe sempre considerando essa variação como algo aceitável, e não se comprometa a entregar uma cor 100% igual para seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.