Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Legibilidade e Leiturabilidade – Qual a diferença?

terça-feira, 2 de abril de 2013

Legibilidade e Leiturabilidade – Qual a diferença?

Já ouviu falar de legibilidade?

Sim, aquela coisinha que o seu chefe comenta quando tem algo errado no seu bloco de texto.

Mas como você já sabe, sobrinho, não é só isso.

Aliás, ele pode estar falando é da leiturabilidade!

“Pera.
Leiturabili-QUÊ?”

Calma, acompanha o texto :)

Quando falamos de legibilidade e leiturabilidade a maior confusão é por que elas soam um pouco parecidas, mas apesar disso elas têm suas diferenças bem definidas.

Legibilidade é relacionada diretamente a facilidade que as letras de uma fonte se diferenciam umas das outras. Tanto é que, geralmente, as fontes com maior legibilidade são discretas e raramente são percebidas. 

Possuem olhos grandes, alturas-x generosas e suas letras possuem formas bem distintas das outras, mas tudo sem exageros.

legibilidade

Entre serifadas e as sem serifa não há realmente um consenso, mas pode-se tomar que as sem serifa têm mais legibilidade pois suas formas (costumam) ser mais simples, logo mais fáceis de se reconhecer (mas isso, como dito, não é regra, é apenas um ponto de vista)

Fontes como a Futura não possuem alta legibilidade por serem geométricas e, logo, a base para a construção de suas letras é muito parecida (círculos e linhas retas). Em fontes como a Helvetica pode-se distinguir melhor suas formas pois são bem distintas em letras de formas parecidas. (E vale lembrar que não significa que a Futura não seja legível e, sim, que existem fontes muito mais legíveis que ela.)

PR-e-BR


Leiturabilidade se relaciona a quantidade de esforço que uma pessoa tem para ler um texto.
E caso você tenha imaginado, é possível criar textos com boa leiturabilidade com fontes de baixa legibilidade.

Leiturabilidade

leiturabilidade pode ser resultado de má diagramação, baixo contraste, poluição visual etc.

baixa-leiturabilidade

Então, ao escrever algum texto, não preste atenção somente na fonte que você vai escolher, mas também em como esta fonte está sendo usada e como ela está relacionada a toda a peça.

A Comic Sans branca num fundo preto possui mais leiturabilidade que a Helvetica tamanho 2pt, transparente, no convite de aniversário do seu chefe.

convite

Tomar cuidado com estes dois aspectos  pode ser o diferencial entre um trabalho bom e um trabalho excelente. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.