Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O Branding que ninguém fala... mas o cliente vê!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2022

O Branding que ninguém fala... mas o cliente vê!!!


Há muitas coisas sobre Branding que ninguém vai te ensinar. Publicações inteiras discorrem sobre o tema, no entanto, colocá-lo em poucas palavras é complicado, certamente não é um tópico muito claro.

Mas vamos esclarecer algumas gafes e trabalhar em cima disto.

Chega de pensar que o Branding é apenas usar um Mock-up com o seu logo nos papéis de carta. Isso não expressa o espírito do seu negócio, nunca o resuma apenas a isto, isto não é a sua identidade. A primeira impressão é sua obrigação, quando uma pessoa é introduzida pela primeira vez para a sua empresa, ele/ela vai concluir um julgamento rápido sobre a sua marca.

Consumidores desenvolvem lealdade à sua marca quando as expectativas são atendidas, quando se sentem confortáveis.

E um belo trabalho de fotografia pode te ajudar, e muito, neste papel.

Como um rápido exemplo, olhe para a Apple, mas calma, olhe de novo, olhe a Apple como empresa:

Ela projeta toda uma cultura empresarial humanista e uma forte ética empresarial. Ela se caracteriza por apoio a boas causas e envolvimento na comunidade.

Estes valores do negócio são evidentes em tudo o que fazem, desde seus produtos inovadores até a sua publicidade, através do direito de seu serviço ao cliente.

A Apple é uma marca emocionalmente humanista que realmente se conecta com as pessoas. E não é mentira que quando as pessoas compram ou usam seus produtos ou serviços, elas se sentem parte da marca, como uma tribo.

É essa ligação emocional que cria a sua marca, e isso fideliza, não puramente seus produtos e um logotipo de mordida.

Logo design e design de identidade são totalmente diferentes, tem papéis distintos. Juntos sim, formam uma imagem de um negócio ou produto. Frente á tudo isto, o logotipo vira uma forma mais simples de mostrar seu negócio, através do uso de uma marca ou ícone, e apenas isto. Na mesma nota, também deve-se afirmar que um designer não pode “fazer” uma marca, só o público pode fazer isso. Um designer faz parte da fundação da marca.

Também trouxe outros exemplos de empresas menores e mais palpáveis que trabalharam bem neste lado da identidade. A Joco por exemplo: De espírito ético, a Joco trabalha basicamente com copos, mas não é só isto, eles cuidam de seu café, tanto quanto a mãe terra cuida de você.

Seus materias são ambientalmente seguros, combinados com design inteligente, e esta sim é a melhor razão para beber de seus copos. Eles são de mentalidade eco, a embalagem pode ser reutilizada e até postada como um tubo, pelo correio. Vejam o projeto todo no Behance, vale o clique, sintam-se abraçados.













E também a Sweet Chick, um restaurante localizado em Williamsburg, Brooklyn. Logo design, o menu, design do site, a vitrine, aventais personalizados, fotografia… Tudo de ar “rústico”.

O Torimen, restaurante yakitori & ramen, localizado em Hong Kong. Ramen é o foco, mas isso não os fez perder a chance de trabalhar na identidade do restaurante, um logotipo moderno, menu, uniforme, sinalização e materiais promocionais.

E o RUWEN’S, que segundo o designer, tem o “sentimento americano” para o site todo e para as ilustrações, em vez de fotos. As marcas precisam criar uma relação emocional com as pessoas.

Tenho um amigo que sempre fala para usarmos os nossos projetos para fazer a diferença. “O projeto pode fazer a diferença na forma como vivemos”, ele diz .
“Precisamos começar a pensar sobre como podemos usar as nossas ferramentas de design para incentivar as pessoas a mudar. Pense se você estiver em um projeto sobre sustentabilidade! Isto realmente pode mudar muita coisa sobre como algumas pessoas vêem algumas outras coisas, e você faz isso!”















Designers precisam fazer isto a fim de atingir um público maior do que apenas o pequeno grupo de sempre, apesar destes passos parecerem exigir uma nova forma de pensar sobre o projeto, eles são passos fundamentais para o caminho daqueles que querem construir uma grande marca e tornar a vida melhor para aqueles que vão experimentá-la.

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