Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Praticidade X Tecnologia

terça-feira, 9 de abril de 2013

Praticidade X Tecnologia


A julgar pelo avanço da tecnologia, seria correto afirmar que cartões de visita se tornaram obsoletos quando se trata de modernidade. Telefones celulares hi-tech, bipes, palm-top, notebooks são tecnologias mais presentes dentro do contexto de um profissional moderno e atualizado. Mesmo assim, a praticidade do cartão de visitas é inquestionável quando comparada a todos estes avanços tecnológicos, e, certamente nenhum profissional abre mão dos cartões de visita como apresentação pessoal.


Situações de falta de intimidade com estes aparelhos modernos são corriqueiras nos ambientes de trabalho, e ainda que restrito apenas a função de auto-apresentação, os cartões de visita não exigem mais do que boa aparência e uma boa conversa quando usados. Quantas vezes você já se deparou com a situação de alguém tentando enviar arquivos via bluetooth para alguém que ansiosamente está esperando a transferência, mas está com o dispositivo desligado? Ou alguém que está usando um palm ter que parar o que está fazendo, salvar arquivos, esperar o carregamento destes dados, apenas para enviar ou receber cartões virtualmente?

Ou ainda se você estiver diante de uma situação em que precisa entregar seu cartão a alguém mais velho, que não está habituado a usar tecnologia, não seria muito mais adequado lhe entregar então o cartão de visitas impresso no papel? Situações embaraçosas como estas podem fazê-lo perder preciosos momentos quando for se apresentar profissionalmente a alguém.
Pois é, claramente estamos diante de um exemplo que foge a regra quando comparado a outra ferramenta qualquer que esteja que esteja passando por avanços tecnológicos.
Diante desses avanços seu cartão de visitas também foi se adequando à evolução, a sua maneira, claro. Repare que desde a década passada já se encontram cartões mais ousados quanto ao design e criação. Obviamente, esse fator foi influenciado por lançamento de softwares mais sofisticados, que aumentaram a capacidade de criação dos designers. Porém, sem a evolução no processo das tintas e de impressão nenhum desses avanços seriam possíveis, pois para que os softwares fossem totalmente explorados a necessidade de uma impressão que acompanhasse este desenvolvimento foi imprescindível.
Pode se dizer que enquanto a evolução para certos meios de comunicação foi crucial para melhor uso destes, para o cartão de visita ela foi apenas um apoio que lhe proporcionou maior aceitação entre os meios em que foi sempre usado.
Esse fenômeno não se restringe apenas aos cartões de visita, ocorre também em outros meios de comunicação, porém, por diferentes razões. O jornal, por exemplo, jamais perderá sua importância perante outros meios de comunicação como internet, e-mail, newsletter, por ser mais popular e não precisar de equipamentos como computadores ou palm tops, para acessá-lo. E a televisão, que dificilmente perderá o posto de meio de comunicação com maior alcance de público, pois usa a linguagem verbal e visual que proporciona maior facilidade de assimilação.

Fonte: Gráfica CDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.