Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: VENDO AS DIFICULDADES COMO OPORTUNIDADES

terça-feira, 18 de junho de 2013

VENDO AS DIFICULDADES COMO OPORTUNIDADES


Quase sempre, quando algo ocorre diferente do que planejamos ou queríamos, costumamos achar que esses acontecimentos são dificuldades as quais nós precisamos enfrentar. Todavia, não percebemos que por traz destes fatos pode haver grandes oportunidade. 

Um dia desses, eu estava conversando com uma moça e ela me disse que não conseguia engravidar. Seu sonho era ser mãe, mas não conseguia. Por isso, ela me contava lamentando que, no local onde trabalha, era preciso presentear as mulheres desejando-lhes “feliz dia das mães”. E para ela foi uma tortura fazer isso. Fiquei ouvindo o depoimento triste dela e ao mesmo tempo intrigada com suas palavras de revolta.


Infelizmente, nós temos um condicionamento mental, o qual nos leva a ver todas as situações contrárias a nossa vontade como algo ruim. O que é errado. Aos nossos olhos pode parecer ruim, mas pode ser uma oportunidade, um empurrão.

Outro exemplo foi de um consultante que estava quase mudando de emprego. De empregado ia se tornar empresário. Como ele precisava organizar algumas coisas, ia demorar um pouco para ele assumira nova posição. Nesse meio tempo, ele veio se consultar lamentando o fato do futuro sócio espalhar a notícia, sem estar tudo certo ainda. 

Aquilo para ele já era quase como uma traição. Pois ainda não tinha contado para seus chefes sobre sua decisão.

Sendo assim, fiquei me questionando: será que este não era um bom sinal para os dois? Será que ambos não estavam prestes a realizar seu sonho?

Ao analisar a situação do rapaz, chegamos a conclusão de que ele estava demorando demais para assumir este novo trabalho. Portanto, não era para se lamentar e sim, dar andamento ao que faltava e concluir. Este era um sinal de que estava tudo certo e encaminhado, só faltava ele encerrar o ciclo na empresa onde trabalhava, para começar o novo.

Costumo usar uma expressão que meu amigo André Staheler utiliza no estudo do calendário maia, que é sincronia (condição de acontecimentos de ocorrência simultânea e relacionados entre si). Portanto, nada é coincidência. As coisas não acontecem por acaso, elas vibram na nossa sintonia. O que queremos, vamos atrair de alguma forma. Só que nem sempre, será pelo caminho que planejamos. Ao invés das coisas acontecerem como definimos, elas podem vir por outros trajetos diferentes. Pois temos uma visão e o universo, pode ter outra, melhor que a nossa.

Precisamos confiar, pois o movimento do universo é preciso, ele não erra. Nós é que erramos ao enviar os sinais ou ao entendê-lo. Por isso, quando algo nos acontece, é necessário repensar se realmente este “algo” é desagradável ou não.

Quantas vezes a solução de um problema se apresenta diferentemente daquilo que esperávamos? Quando menos esperamos ele já está resolvido sem que se quer tenhamos nos dado conta disso.

Nesses exemplos que mencionei anteriormente, podemos refletir que a moça que quer ser mãe poderia aproveitar essa tarefa do dia das mães como algo positivo, um sinal do universo para ficar mais próxima do seu objetivo. Usar o acontecimento e a sua energia a seu favor. Isto é sincronia! Penso que ela poderia ter ficado feliz e aproveitar esse momento para planejar o próximo dia das mães para si.

Da mesma forma, o empresário poderia aproveitar os comentários feitos a seu respeito para deslanchar o que estava parado. Poderia também ver isso de maneira positiva para enfrentar os desafios de sair do emprego atual, assumindo de vez a sua empresa.


Enfim, comecei a achar que todos os acontecimentos da minha vida, são oportunidades. Quero ver uma porta se abrindo, onde ninguém vê. E tenho certeza de que essa mudança de paradigma irá ajudar e muito a concretização dos meus projetos.

Por isso, comece hoje mesmo a rever seus conceitos e a se abrir para as oportunidades que se apresentam. Mas lembre-se: não fique preso a um conceito ou a apenas uma forma de ver as coisas, expanda sua visão.


Fonte: Luz da Serra - Por Cátia Bazzan (autora do livro Ame Quem Você é – Saiba que a melhor escolha é a sua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.