Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Efeito de "quebra-cabeça" CorelDRAW® X6

sábado, 14 de setembro de 2013

Efeito de "quebra-cabeça" CorelDRAW® X6

Neste tutorial, usaremos dois exemplos para demonstrar como você pode simular efeitos de "quebra-cabeça" com o CorelDRAW®. As peças individuais do quebra-cabeça podem ter uma forma regular ou qualquer outra forma que você desejar.


Usar uma forma regular

Para o primeiro exemplo, as peças do "quebra-cabeça" terão formas regulares e retangulares.
No CorelDRAW, abra ou importe a imagem a ser fragmentada. Depois, na barra de propriedades, use as caixas de tamanho de Objeto para ajustar o tamanho final da imagem.

Na caixa de ferramentas, clique na seta do menu desdobrável da ferramenta Polígono e escolha Papel gráfico no menu desdobrável (ou pressione D).

Na barra de propriedades, use as caixas Fileiras e colunas para especificar como fragmentar a imagem.

Neste exemplo, usemos um total de nove peças, ou 3 fileiras x 3 colunas.


Nota: Cuidado para não exagerar ao determinar o número de peças do "quebra-cabeça". Com imagens de bitmap, o tamanho final do arquivo poderá aumentar significativamente. Esta simulação não "quebra" a imagem em pedaços. Ela cria cópias da imagem original, partes das quais serão "ocultas" pela função PowerClip®. Então, neste exemplo, a foto foi duplicada nove vezes. No entanto, você se estiver usando uma imagem vetorial, a diferença para o tamanho final do arquivo será mínima.

Com a ferramenta Papel gráfico selecionada, arraste para criar uma grade. Tente criar a grade do tamanho exato da foto, ou até mesmo um pouco menor, para que a imagem "sangre" pelas bordas da grade.


A seguir, arraste a foto para fora da grade, clique com o botão direito do mouse na foto e escolha PowerClip dentro.


Observe que o cursor se transformou em uma seta preta grande. Clique na borda da grade para posicionar a foto dentro da grade.


Clique na imagem e, em seguida, clique no botão Editar PowerClip.

Agora, clique na foto e arraste para posicioná-la na grade. Observe que as partes da imagem que estiverem fora da grade não aparecerão em nenhuma peça do "quebra-cabeça".
Ao terminar, clique no botão Interromper a edição do conteúdo.

Em seguida, selecione todos os objetos (Ctrl+A) e, depois, clique em Desagrupar tudo para separar as nove peças do "quebra-cabeça".


Clique em cada fragmento da imagem e arraste-as e separe-as como desejar.


Se desejar destacar uma determinada peça, clique duas vezes no fragmento escolhido e gire-o, usando uma das pequenas alças de rotação para determinar o ângulo desejado.


Opcionalmente, você também pode aplicar sombreamento a um fragmento para lhe dar uma ênfase especial. Primeiro, selecione o fragmento desejado. Na caixa de ferramentas, clique na seta do menu desdobrável da ferramenta Misturar e escolhaSombreamento no menu desdobrável.
Agora, clique no fragmento e arraste para aplicar o efeito de sombreamento. Na barra de propriedades, ajuste a intensidade daOpacidade e do Enevoamento. Para ordenar o fragmento em cima de todos os outros fragmentos, selecione-o e pressioneShift+PageUp.

Usar uma forma irregular

Para o segundo exemplo, usaremos uma forma irregular para simular o efeito de "quebra-cabeça". As etapas são muito semelhantes às do primeiro exemplo; a única diferença está na maneira de criar a grade do "quebra-cabeça".

Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Mão livre (ou na ferramenta Desenho inteligente) e desenhe uma forma de coração. Depois, use a ferramenta Papel gráfico para aplicar uma grade 2 × 2, como você fez para a grade 3 x 3 do exemplo anterior.


Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Preenchimento inteligente.


Clique dentro de uma peça do coração fragmentado e, depois, clique em uma amostra de cor na paleta Cores. Para este exemplo, preenchi cada peça do coração com cores diferentes.


Com a ferramenta Seleção selecionada, mantenha pressionada a tecla Shift e clique em cada peça colorida do coração. Depois, pressione Ctrl+G para agrupá-las. Clique na grade e pressione a tecla Delete.
Importe uma foto.

Clique com o botão direito na foto e escolha PowerClip dentro. Clique no coração para posicionar a foto dentro da forma. Passe o cursor sobre a foto e clique no botão Editar PowerClip. Arraste para organizar a foto dentro da forma e, depois, clique no botão Interromper a edição do conteúdo. Pressione as teclas Ctrl+A para selecionar todos os objetos e, depois, clique em Desagrupar tudo. Em seguida, clique em cada fragmento e arraste-os, reorganize-os, gire-os, aplique efeitos como desejar.

Aqui está o "quebra-cabeça" completo em forma de coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.