Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 12 de Maio - Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

segunda-feira, 12 de maio de 2014

12 de Maio - Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

O que é enfermagem?
Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existêncial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível técnico e superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.
Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas.
Na maioria dos países, (Ex:Portugal) não existem estas subdivisões.
O Enfermeiro de cuidados gerais exerce todas as funções inerentes ao seu cargo, previsto na carreira de enfermagem, não existindo desta forma duvidas quanto à função de cada elemento da equipe multidisciplinar.
Todos os enfermeiros possuem, pelo menos, uma licenciatura em ciências de enfermagem.
Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.
O enfermeiro está apto a prescrever, salvo com critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos.

Dia do Enfermeiro
Enfermagem como uma profissão
A autoridade para a prática de enfermagem é baseado em um contrato social que delineia os direitos e responsabilidades profissionais, bem como mecanismos de prestação de contas públicas. Em quase todos os países, a prática de enfermagem é definida e regulada pelo direito, e entrada para a profissão é regulamentada a nível nacional ou estadual.
O objetivo da comunidade de enfermagem em todo o mundo é que seus profissionais garantam atendimento de qualidade para todos, mantendo as suas credenciais, código de ética, normas e competências, e continuem a sua educação. Há uma série de percursos educativos para se tornar um profissional enfermeiro, que variam muito em todo o mundo; envolvem extenso estudo de teoria de enfermagem e prática, bem como treinamento em habilidades clínicas.
Enfermeiros cuidam de pessoas de todas as idades e origens culturais que são saudáveis e doentes em uma holística maneira baseado nos indivíduos, emocionais, psicológicos, intelectual, social e espiritual. A profissão combina ciência física, ciências sociais, a teoria de enfermagem e tecnologia para cuidar desses indivíduos.
Para trabalhar na profissão de enfermagem, todos os enfermeiros realizam uma ou mais credenciais, dependendo de sua esfera de atuação e educação. A enfermeira prática trabalha de forma independente ou com uma Enfermeira (RN). A diferenciação mais significativa entre um LPN e RN é encontrado nos requisitos para a entrada para a prática, o que determina o direito para o seu âmbito de aplicação prática. Por exemplo, o Canadá exige um grau de bacharel para o RN e um diploma de dois anos para a LPN. A enfermeira (RN) oferece conhecimento científico, psicológica e tecnológica no cuidado de pacientes e famílias em situações de muitos cuidados de saúde. Enfermeiros podem ganhar adicionais credenciais ou graus.
Nos EUA, vários caminhos educacionais qualificam um candidato a sentar-se para o exame de licenciamento como enfermeira. O Associado Licenciatura em Enfermagem (ADN) é concedido para a enfermeira que completou dois anos de curso de graduação acadêmicos conferidos por faculdades comunitárias, faculdades júnior, escolas técnicas, e grau de concessão de bacharel faculdades e universidades após a conclusão de um curso de estudo normalmente com duração de dois anos. RNs também pode buscar papéis diferentes como enfermeiras avançadas da prática registradas.
Os enfermeiros podem seguir os seus interesses pessoais e profissionais, trabalhando com qualquer grupo de pessoas, em qualquer situação, em qualquer tempo. Alguns enfermeiros seguir o papel tradicional de trabalhar em um ambiente hospitalar.
Em todo o mundo, os enfermeiros têm sido tradicionalmente femininos. Apesar da legislação de igualdade de oportunidades, de enfermagem continua a ser uma profissão predominantemente feminina. Por exemplo, a relação homem-mulher de enfermeiros é de aproximadamente 1:19 no Canadá e Estados Unidos. Esta relação é representado em todo o mundo. As exceções notáveis incluem a África francófona , que inclui os países do Benim, Burkina Faso, Camarões, Chade, Congo, Costa do Marfim , a República Democrática do Congo , Djibuti, Guiné, Gabão, Mali, Mauritânia, Níger, Ruanda, Senegal e Togo, que todos têm mais masculino do que os enfermeiros do sexo feminino. Na Europa, em países como Espanha, Portugal, Checoslováquia e Itália, mais de 20% dos enfermeiros são do sexo masculino.
Fonte: en.wikipedia.org e www.saudebh.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.