Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 24 de maio - Dia do Vestibulando

sábado, 24 de maio de 2014

24 de maio - Dia do Vestibulando

Por Luís Ricardo Arruda de Andrade do AtlPop



Nesta data em que se comemora o Dia do Vestibulando, convido você, leitor, para refletir sobre esse momento da vida. Não é de hoje que o estudante deve enfrentar um processo seletivo para ter acesso à educação. Sou do tempo do Exame de Admissão ao Ginásio, uma espécie de vestibular para passar do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, à época denominados Primário e Ginásio, respectivamente.

As cinco matérias que constavam na prova, Português (redação e ditado),Aritmética, Geografia, História do Brasil e Ciências Naturais, tinham a finalidade de não apenas testar a proficiência nessas matérias, mas também de estabelecer um critério de seleção. Ora, se o Estado pretendia investir no aluno, tinha o direito de selecionar os mais bem preparados. Aos reprovados restavam algumas escolas particulares – não todas, ressalve-se –, que facilitavam o acesso a troco de mensalidades.

Vencido o Ginásio, vinha o Colegial, quando então podíamos optar, de acordo com nossas pretensões acadêmicas, entre o Clássico e o Científico. Depois, sim, o Vestibular para a universidade, o qual, comparado ao exame de admissão, diferia no nível, evidentemente, mas assemelhava-se no propósito: recrutar os estudantes mais bem preparados. E assim acontece até hoje nas principais universidades brasileiras de qualidade.

Se este é o ano de você enfrentar o Vestibular, lembre-se de que há diferentes caminhos a trilhar antes de vencê-lo. Mas não há caminho melhor que não seja o de enfrentá-lo pra valer, como a melhor chance de você mostrar toda a sua capacidade e competência. Afinal, competir não é necessariamente um mal, desde que com regras claras e justas. Competir é algo que acontecerá durante toda a vida profissional que o vestibulando está iniciando.

A tática é cobrar de si mesmo a atitude, não o resultado. A cobrança do resultado é fonte de neuroses. Cobrar a atitude é testar seus limites. Estude como uma pessoa inteligente, determinada e eficiente, não como um louco. Loucuras não devem ser estimuladas, e loucos devem ser tratados. Estabeleça um horário exequível de estudo. Se você tem aulas de manhã, por exemplo, reserve, no período da tarde, no mínimo vinte minutos por aula para o estudo. O limite depende do fôlego de cada um.

Neste dia 24 de maio, dou os parabéns a todos os vestibulandos, lembrando sempre que o trabalho bem feito poderá levá-los à conquista da tão sonha da vaga na universidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.