Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 29 de Maio - Dia do Estatístico, do Geógrafo e Mundial da Energia

quinta-feira, 29 de maio de 2014

29 de Maio - Dia do Estatístico, do Geógrafo e Mundial da Energia

Dia do Geógrafo

profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.
Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.
Classifica-se em geral em geografia física, que concerne ao ambiente físico da Terra (atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera) e geografia humana, o estudo das pessoas e suas atividades. Em ambas há ênfase na análise espacial, qual seja, o estudo das localizações e dos padrões.
geografia aborda tanto as ciências físicas quanto as sociais, valendo-se de sua metodologia e de seu conteúdo, e também contribuindo para os mesmos.
Pode ser subdividida em diversas outras disciplinas especializadas, como, por exemplo, a geomorfologia, que constitui o estudo científico da origem e evolução dos acidentes geográficos; a geografia populacional, aplicada em municípios, estados e União.
Fonte: www.fsa.br



Dia Mundial da Energia

Hoje comemora-se o Dia mundial da energia. Muitos irão logo pensar em energias renováveis, outros no pré-sal, outros ainda na eterna crise do Oriente Medio com o petróleo.
Contudo, discorrer sobre energia é muito maior que isto.
Energia está no nosso corpo, está nos nossos átomos, está inserida em tudo que fazemos.
Justamente por estar inserida em tudo que fazemos, seja material ou imaterial, a energia representa sempre uma ação.
Como assim?
É o vento que forma a energia eólica. É a água represada que forma energia das hidroelétricas. É a fusão nuclear que forma a energia atômica. Quer dizer, sempre há um elemento de ação para gerar a energia.
Então, se necessitamos de um elemento de ação para gerar energia duas perguntas são fundamentais:
1. Qual a energia que você quer no seu negócio?
2. Qual será a ação necessária para realizar esta energia?
Parece simples, não? Mas não é.
Você pode querer energias sempre positivas, energias do bem, energias do sucesso, pode querer equipes motivadas com energias radiantes, todavia, as ações que deverão ser tomadas para gerar estas energias nem sempre são simples, nem sempre são baratas e principalmente não existem como regra geral, afinal, estamos lidando com pessoas.
E quanto ao desperdício?
Devemos sempre analisar aonde estamos gastando a nossa energia. Afinal, desperdício de energia é contra o planeta inteiro não é?
Se você está gastando sua energia com pessoas ruins, fornecedores ruins, trabalhos mal feitos, pessoas de mau humor… Você está desperdiçando energia e prejudicando toda a empresa. A empresa, assim como o planeta, é um só, totalmente interligado e conectado. Ações de desmatamento aqui no Brasil podem causar maremotos na China. No seu negócio é a mesma coisa: Estagiários que não trabalham podem ocasionar demissões de advogados trabalhadores e vice-versa.
Não gaste sua energia inconscientemente! Use toda a sua energia no foco do seu negócio, aplicando soluções cada vez melhores e mais eficientes.
Lembre-se, hoje é o dia mundial da energia. Responda as duas perguntas acima e mais uma:
Onde você está gastando esta energia hoje?
Será com estas respostas sobre energia que você pode fazer um verdadeiro Feng Shui na sua vida profissional e quiçá pessoal.
Use e abuse da sua energia e de sua equipe da melhor maneira possível. O universo e a sua empresa agradecem.
Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
Fonte: www.gestao.adv.br

Dia do Estatístico



A palavra "estatística" vem do alemão Statistik, palavra criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum. Significa "analisar", "verificar". Atualmente, a estatística moderna consiste em um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa, envolvendo o planejamento do que se quer medir, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, a análise e a distribuição das informações. Em suma, o objetivo principal da estatística é fornecer métodos e técnicas para que se possam interpretar situações incertas.
O uso da estatística existe há mais de cinco mil anos. Em 3000 a.C., eram feitos censos na Babilônia, na China e no Egito. O imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano, porque as informações eram utilizadas para a aplicação de impostos e alistamento militar. Essa aplicação da estatística perdurou até a Idade Média, visto que a população influenciava diretamente no poderio militar de uma nação.
Entre os séculos XVI e XVIII, o poder econômico começou a ganhar mais importância que o poder militar. O mercantilismo fez uso da estatística para analisar variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens, alimentos e riquezas. Assim, a estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, com o objetivo básico de descrever os bens do Estado.
No Brasil, o ensino da estatística teve início oficialmente com os primeiros cursos dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Atualmente, o órgão governamental responsável pelas estatísticas no Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundado em 1934, com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE) A principal missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania. Para tanto, por meio da estatística, o IBGE colhe os dados sobre a situação social, econômica e demográfica do país, fornecendo os números à sociedade.
Fonte: www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.