Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 8 de Maio - Dia da Vitória

quinta-feira, 8 de maio de 2014

8 de Maio - Dia da Vitória

No dia 8 de maio, em todo o mundo, cidadãos reúnem-se para comemorar a vitória contra as forças da intolerância e da opressão representadas pelo nazi-fascismo e prestar homenagem àqueles que sacrificaram suas vidas na luta pela construção de uma sociedade livre e mais justa.
A guerra, cruenta e total, envolveu os cincos continentes. Para o ocidente, significou um libelo contra o despotismo e sedimentou em corações e mentes um arraigado apelo aos valores democráticos.
O Brasil, agredido e ciente de suas responsabilidades internacionais, decidiu empregar o seu Poder Nacional e uniu-se ao esforço bélico que lançou povos, produção industrial e, sobretudo, vontades contra as ambições insanas de Hitler e Mussolini.
As perdas brasileiras não foram poucas: 1889 vidas ceifadas, 34 navios afundados e 22 aviões abatidos. No entanto, os prejuízos e a dor não nos abateram, fizeram-nos mais determinados na defesa da soberania brasileira e dos ideais cultuados pela Nação.
O conflito, travado longe do território nacional, foi um exemplo da integração entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, seja na proteção essencial, indispensável, dos comboios no Atlântico Sul, seja rompendo com bravura as linhas defensivas alemãs nos Apeninos, seja nos confrontos aéreos nos céus da Itália.
Nossos marinheiros, soldados e aviadores demonstraram sua capacidade operacional, seu desprendimento e sua adaptabilidade, mas, sobretudo, a coragem, a vontade patriótica e a determinação de vencer as situações adversas do combate, diante de um inimigo experiente e de uma
adversidade climática que enfrentavam pela primeira vez. Hoje, podemos, com orgulho, juntar-nos às comemorações mundiais pela histórica façanha – a vitória da 2ª Guerra Mundial.
Devemos, também, por dever de justiça, refletir sobre o sacrifício das gerações que nos antecederam. Para aqueles homens, há mais de 60 anos, quando a guerra começou, o futuro parecia opaco e incerto. A vitória alcançada demonstrou a competência dos militares brasileiros e o repúdio nacional à ameaça totalitária que pretendeu cercear as liberdades, e os valores democráticos da civilização.
Esses desafios permanecem e são, ainda, os de hoje: fora de nossas fronteiras e ao lado de todos os povos amigos, ajudar a construir a convivência pacífica, o respeito à soberania nacional, à autodeterminação dos povos, sempre o caminho do diálogo, bilateral ou multilateral, e ainda, no cenário das Nações Unidas; aqui dentro, avançar na luta de sempre, para a construção de uma sociedade mais justa, realizando a inclusão social, que garante a dignidade da pessoa humana e assegure a Democracia para todos. Tanto naquele Dia da Vitória, como agora, as Forças Armadas Brasileiras têm um papel fundamental nesse processo.”
Fonte: www.mogidascruzes.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.