Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Brechas de segurança em 98% nos computadores das empresas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Brechas de segurança em 98% nos computadores das empresas

Uma avaliação de segurança da informação foi executada em empresas brasileiras com mais de dois mil computadores e apontou que as companhias não estão preparadas para possíveis novos ataques cibernéticos.



Executada pela Trend Micro, a análise mostrou que os números de malwares são os mais relevantes. Foram detectados malwares já conhecidos em 98% das análises, sendo que 72% dos casos se tratavam de malwares bancários e em 30% malwares para Android. Em 58% dos computadores analisados foram encontrados malwares não conhecidos.

A presença de botnets ativas – redes zumbis controladas por atacantes que podem roubar dados confidenciais dos computadores infectados e distribuir conteúdos não-solicitados, como spams, sem que o operador da máquina tenha conhecimento – também foram constatadas. Esse tipo específico de ameaça estava presente em cerca de 90% das máquinas. Também foram encontradas aplicações não autorizadas em 82%, documentos maliciosos em 66% e conexões a serviços de Cloud Storage em 80%.

Esses malwares podem abrir brechas para problemas como vazamento de informações confidenciais, ataques bancários tanto às empresas quanto aos funcionários, uso da infraestrutura da empresa para ataques a terceiros, abertura de espaço para atacantes dentro da rede, sequestro de informações cruciais ou críticas e espionagem.

“A falta de segurança é um problema grave e as empresas nem sempre têm essa percepção. Elas correm riscos, como o vazamento de informações confidenciais, fraudes bancárias e até de ter ataques realizados a partir de sua rede sem saber. A empresa ainda pode ter suas informações sequestradas e correr o risco do atacante vendê-las para um terceiro, sem a possibilidade de recuperar esses dados”, diz Leonardo Bonomi, diretor de Tecnologia e Suporte da Trend Micro.

Estar com as aplicações atualizadas e ter uma estratégia de proteção em camadas é a melhor maneira da empresa se proteger de possíveis ataques. “Para se prevenir, é muito importante que as empresas tenham uma estratégia eficiente de segurança em camadas, que proteja todas as máquinas e a rede da empresa”, recomenda Bonomi.

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.