Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de Agosto - Dia da Assunção de Nossa Senhora

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 de Agosto - Dia da Assunção de Nossa Senhora

A vida da Santíssima Virgem Maria terminou como a de todos os filhos de Adão, com a morte.
Maria Imaculada deveria ser isenta da morte que é conseqüência do pecado. Deus, porém. Quis que Ela morresse a fim de que sua Mãe imitasse Jesus seu Divino Filho morto na Cruz, para dar-nos o exemplo da morte ideal, à qual devemos todos aspirar.
Maria Santíssima não morreu de doença ou de velhice; consumiu-a a veemência da saudade e do amor a Jesus que ardia em seu Imaculado Coração.
São Bernardo diz que era preciso um milagre contínuo para que os laços naturais que uniam a alma da Virgem Maria ao seu corpo pudessem subsistir, tal era a chama do amor divino. Pela cessação desse milagre, Ela terminou os seus dias.
O corpo da Santíssima Virgem Maria devia ser poupado à humilhação infligida ao homem pecador: “Tu és pó e em pó voltarás”.
E assim foi: três dias depois da morte, seu corpo ressuscitou, belo e glorioso. Reuniu-se à alma e foi transportada em triunfo para o Céu.
Conta São João Damasceno que, segundo uma tradição, só o Apóstolo São Tomé faltou à morte da Santíssima Virgem Maria.
Chegou três dias mais tarde, triste por não ter presenciado os últimos instantes da Mãe do seu Divino Mestre. Pediu aos Apóstolos que o deixassem ver os despojos mortais da Virgem Maria Santíssima.
O seu pedido foi atendido; mas quando removeram a pedra que fechava a entrada do sepulcro, procuraram em vão o corpo da Santíssima Virgem Maria: encontraram só os linhos que o tinham envolvido, cobertos de rosas e de lírios de suave perfume. Os Apóstolos, admirados, buscavam uma explicação para o acontecido, quando lhes chegou aos ouvidos uma melodia dulcíssima. Ergueram os olhos para o Céu e viram Anjos que, entoando cânticos de alegria, transportavam para o Céu a sua Rainha.
A Virgem Maria mereceu a honra da Ressurreição antecipada pela sua Maternidade Divina e pela sua Pureza. “O Corpo Sagrado da Santíssima Virgem Maria, diz Bossuet, O Trono da Castidade, O Templo da Sabedoria Encarnada, aquele corpo do qual o Salvador tirou o seu, não devia permanecer no túmulo; do contrário, o triunfo da redenção teria sido completo”.
A Assunção da Santíssima Virgem Maria em Corpo e Alma é verdade de fé, definida no dia 1º de novembro de 1950 pelo Papa Pio XII.
A Santíssima Virgem Maria entrou no Céu como Rainha. À sua chegada, o próprio Jesus foi recebe-la para introduzi-la na Jerusalém Celeste, no meio de aclamações, cantos e harmonias. Jesus a fez sentar-se à sua direita, num trono resplandecente, colocou em sua cabeça a dúplice coroa das Virgens dos Mártires, deu-lhe um cetro e lhe disse: “Reina soberana sobre todos os Anjos e os Santos, minha Mãe; reina sobre todas as criaturas com a tua bondade”.
Naquele dia a Santíssima Virgem Maria foi constituída:
1 – Onipotente junto de Deus, podendo, com suas preces pode obter tudo o que desejar. No Céu, apesar de não ter sobre o Filho a autoridade que tinha na terra, os seus rogos são sempre rogos de Mãe, e não recebe recusas.
2 – Dispensadora de todas as graças: “Deus, diz Bossuet, tendo querido, uma vez por todas, dar-nos Jesus por Maria, não modificará mais essa ordem; por isso, Aquele que nos deu o Princípio Universal da graça, (Jesus), também nos dará as diversas aplicações desta, (Maria), nos diversos estados da vida”.
A Virgem Maria por sua Maternidade Divina e por sua eminente santidade a tudo aquilo que não é Deus, foi elevada na Glória acima de todos os coros dos Anjos e dos Santos.
A Glória e felicidade eterna consistem essencialmente na visão de Deus, visão mais ou menos perfeita segundo o grau de santidade e de mérito de cada um.
Ora, sendo a Santidade da Virgem Maria superior à de todos os eleitos reunidos, a sua glória é, por conseguinte superior à de todos.
A Virgem Maria vê Deus mais claramente; ama-O mais perfeitamente e goza d’Ele mais abundantemente.
A Festa da Assunção da Virgem Maria ao Céu em Corpo e Alma, é uma das mais belas solenidades marianas estabelecidas pela Igreja, celebra-se desde os tempos mais remotos, no dia 15 de agosto.
A Virgem Maria pode fazer-nos bem porque é onipotente sobre o Sagrado Coração de Jesus. A Virgem Maria quer fazer-nos bem porque é nossa Mãe. Ela vê em Deus, como num espelho, todas as nossas necessidades. Ouve as nossas preces. Como não termos confiança nela?
NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO.
ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!
Fonte: www.palavravivadedeus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.