Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Diferenças entre Tipografia, Caligrafia e Lettering

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Diferenças entre Tipografia, Caligrafia e Lettering

No post de hoje vamos esclarecer dúvidas em relação as diferenças da Tipografia, Caligrafia e Lettering!

“Mas tio, não é tudo a mesma coisa?”

Meu sobrinho… não, não é. Mas são relacionados.



A tipografia é relacionada com sistema de tipos móveis (aqueles usados na época da prensa) e também com a criação dos tipos. É o que engloba a organização, estilo e aparência dos tipos. Ela é o produto do Lettering, afinal é o resultado da interpretação das letras aplicadas aos tipos móveis.


O lettering pode ser simplesmente definido como a arte de desenhar letras e a principal diferença com a tipografia é que o produto do lettering é a combinação de formas projetadas e desenhadas com um propósito específico, ao contrário da tipografia, que usa formas pré fabricadas. Aplicações da tipografia podem ser encontradas em corpos de textos de livros, folhetos, panfletos etc. Já o lettering é encontrado em marcas como letras decorativas (coca-cola, várias bandas de metal e muitos produtos por ai).

“E a caligrafia?


A caligrafia é aquele caderninho chato do pré-escolar. É a arte de escrever letras, muito mais adequada para longas leituras do que o lettering. Escribas dominavam a arte da escrita e seus livros podem ser consideradas obras de arte! Hoje em dia o uso de tipos para escrita têm dominado um espaço muito grande e a caligrafia vem sido deixada de lado, afinal, tem sido cada vez mais raro as vezes que precisamos escrever algum texto longo a mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.