Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de Novembro - Dia de Santa Cecília

sábado, 22 de novembro de 2014

22 de Novembro - Dia de Santa Cecília

Santa Cecília, padroeira dos Músicos
Santa Cecília viveu no século III e pertencia a uma das famílias mais tradicionais de Roma. Assim que atingiu a maturidade, seus pais a prometeram em casamento para um jovem chamado Valeriano, também membro da alta sociedade local.
Mesmo contra sua vontade, Cecília aceitou a decisão de seus pais, mas pediu que o rapaz se convertesse ao Cristianismo e respeitasse o seu voto de castidade, concedido a Deus. Valeriano, então, foi catequizado e batizado pelo Papa Urbano e, após o casamento, seu irmão Tibúrcio também tornou-se cristão.
Nesta época, por ordem do alcade Almachius, era proibido o sepultamento de cristãos em Roma, mas Valeriano e Tibúrcio, desobedecendo as leis vigentes na época, dedicaram-se a sepultar todos os cadáveres de cristãos que encontravam. Ambos acabaram sendo presos e levados diante do alcaide, que lhes garantiu a liberdade caso adorassem o Deus Júpiter.
Eles, porém, disseram que adorariam somente o verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo. Pela recusa, foram cruelmente torturados e condenados a morte, sendo os dois decapitados na localidade de Pagus Tropius, nas proximidades de Roma.
Cecília foi presa quando enterrava os corpos do marido e do cunhado. Levada a julgamento, também negou-se a adorar outro Deus, e disse preferir a morte a ter que renegar o Cristianismo. Assim sendo, foi condenada a morte por asfixia, em uma câmara de banho turco totalmente fechada.
Ao ser colocada na câmara, começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus - por este motivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada como padroeira dos músicos.
Passadas várias horas, Almachius ficou furioso, pois Cecília não morria e continuava a cantar. Ordenou, então, que a mesma fosse degolada, mas inexplicavelmente o soldado não conseguiu cortar sua cabeça, sendo que Cecília somente viria a morrer três dias depois, devido aos ferimentos no pescoço.
Ela foi enterrada no cemitério de São Calistus, mas o Papa Paschal I ordenou que suas relíquias fossem levadas para a cidade de Trastevere, na Itália, onde hoje se encontra a catedral de Santa Cecília.
Pouco antes de sua morte, Cecília pediu ao papa Urbano que transformasse sua bela casa em um templo de orações, que todos os seus bens fossem doados aos pobres. Atualmente, na Europa, Santa Cecília é a santa que possui o maior número de igrejas e capelas, dentre todos os santos da Igreja Católica.

Oração à Santa Cecília

Ó Gloriosa Santa Cecília, 
apóstola de caridade, 
espelho de pureza e modelo de esposa cristã! 
Por aquela fé esclarecida, 
com que afrontastes 
os enganosos deleites do mundo pagão, 
alcançai-nos o amoroso conhecimento 
das verdades cristãs, 
para que conformemos a nossa vida 
com a santa lei de Deus e da sua Igreja. 
Revesti-nos de inviolável confiança 
na misericórdia de Deus, 
pelos merecimentos infinitos 
de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Dilatai o nosso coração, para que, 
abrasados do amor de Deus, 
não nos desviemos jamais 
da salvação eterna. 
Gloriosa Padroeira nossa, 
que os vossos exemplos de fé e de virtude 
sejam para todos nós um brado de alerta, 
para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, 
na prosperidade como nas provações, 
no caminho do céu e da salvação eterna. 
Assim seja.
Fonte: www.samba-choro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.