Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 25 de Novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue

terça-feira, 25 de novembro de 2014

25 de Novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue

Doar sangue é, antes de tudo, doar vida. Porém, poucas pessoas têm consciência disso. E o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue lembra a importância de cidadãos que já participam deste ato de solidariedade. Também é um dia para conscientizar a todos sobre a importância da doação.

Em todo país, muitos bancos de sangue encontram dificuldade de manter os estoques em quantidade necessária para as emergências.A doação de sangue, infelizmente, ainda não se tornou uma prática incorporada ao cotidiano dos brasileiros.

O que a maioria das pessoas não sabe é que doar sangue não causa nenhum problema para o doador. Não há risco de adquirir doenças, pois todo o material usado é descartável. O volume retirado é reposto em pouquíssimo tempo, após a ingestão de líquidos.

Não engorda, pois nada é ingerido ou colocado na veia, e também não emagrece. Não afina e nem engrossa o sangue e também não vicia.

O mais importante, entretanto, é saber que este ato simples pode salvar a vida de muitas pessoas.

Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia reforça a necessidade da doação de sangue

O número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria ter em torno de 3 a 4% da população como voluntários, porém atualmente apenas 1,7% da sociedade são doadores. “Um dos motivos de não termos um número considerável de doadores é a falta de informação. As pessoas têm receio do material utilizado, medo de contaminação, além dos mitos que doar sangue emagrece, engorda, vicia ou enfraquece o organismo”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH), Dr. Carlos Chiattone.

Outra razão que faz com que os bancos de sangue tenham falta de bolsas é a proximidade de um feriado, data que as pessoas costumam viajar e deixam de comparecer aos hemocentros. Porém, nessas épocas também aumentam o número de acidentes nas estradas. De acordo com Chiattone, nos feriados há uma queda de 30% nas doações, o que pode comprometer o atendimento aos pacientes.

Além de obter doações suficientes para realizar as transfusões, o presidente da Sociedade Braileira de Hematologia e Hemoterapia espera que a sociedade colabore também para ajudar as pessoas que sofrem de doenças crônicas, de leucemia e as que estão internadas em serviço de emergência. “Há risco real de morte para os pacientes que precisam de plaquetas, e diversos serviços de hemoterapia no país já estão com o estoque esgotado. O sangue e seus componentes salvam muitas vidas, por isso não há gesto mais humano do que o de doar sangue”, diz.
Desfazendo mitos

Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e várias vidas são salvas. 

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue em seu organismo. Durante a doação, são coletados no máximo 450ml de sangue. 

Condições básicas para doar sangue
  • Sentir-se bem, com saúde. 
  • Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional. 
  • Ter entre 18 e 65 anos de idade
  • Pesar acima de 50kg.

Onde doar sangue

Cada capital brasileira tem um hemocentro que é responsável por coordenar todas as atividades e serviços hemoterápicos de seu estado. A doação de sangue pode ser feita em um hemocentro ou em uma unidade de coleta mais próxima.

Recomendações para a doação

  • Nunca doar sangue em jejum 
  • Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação. 
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. 
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação. 
  • Evitar alimentos gordurosos.

Quem não pode doar

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade. 
  • Mulheres grávidas ou amamentando. 
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas. 
  • Usuários de drogas. 
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Fonte: www.voluntariosibm.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.