Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 23 de Abril – Dia Mundial do Escoteiro

quinta-feira, 23 de abril de 2015

23 de Abril – Dia Mundial do Escoteiro

O Escotismo tem mais de 100 anos no Brasil 
“Sempre alerta!”. Desde 1907, esse tem sido o lema entoado pelos milhares de jovens que fazem parte do Escotismo, movimento que é comemorado todos os anos no dia 23 de abril. Fundado pelo britânico Robert Baden-Powell, a intenção era promover uma ação voltada à educação, ao voluntariado e ao ensino de diversos valores para a vida.

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. Atualmente, existem mais de 40 milhões de jovens escoteiros espalhados pelo mundo, praticando a filosofia do movimento.
Os jovens, de ambos o sexo, são divididos nos chamados “ramos”: Lobo (dos 6,5 aos 11 anos), Escoteiro (dos 11 aos 15 anos), Sênior (dos 15 aos 18 anos) e Pioneiro (dos 18 aos 21 anos). Após os 21 anos, os adultos são convidados a participar como escotistas voluntários, sem idade limite de participação.
No Estado de São Paulo são mais de 30 mil associados espalhados nos mais de 300 Grupos Escoteiros. O 1° Grupo Escoteiro São Paulo, fundado em 1923, o mais antigo do estado, vem exercendo papel ativo, desenvolvendo trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. O grupo atende mais de 100 jovens de 7 a 21 anos, que aprendem desse cedo o valor da amizade, da palavra e da lealdade.
Origem do Dia Mundial do Escoteiro: O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.
As atividades no 1° Grupo Escoteiro São Paulo acontecem sempre aos sábados das 15:00 as 18:00 no bairro do Brooklin Novo (Rua Baetinga,99 – São Paulo). Mais informações no site:www.gesp.com.br
Na Paraíba temos diversos grupos dos Escoteiros do Mar, sendo que o primeiro deles, sediado em João Pessoa, você pode obter mais informações em http://barroso1pb.blogspot.com.br/. E aqui, você pode consultar todos os grupos em atividade em diversas localidades da Paraíba!

E para saber mais ou se você desejar filiar-se a organização escoteira no Brasil, acesse http://escoteiros.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.