Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 24 de Abril - Dia do Chimarrão

sexta-feira, 24 de abril de 2015

24 de Abril - Dia do Chimarrão

Chimarrão
Conta a lenda, que os soldados espanhóis ao chegarem à foz do Rio Paraguay, em 1536, ficaram muito impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundando assim a primeira cidade da América Latina: Assunción de Paraguay. Devido às saudades de seus familiares, os desbravadores eram famosos pelos seus porres. A fim de curar suas bebedeiras, os soldados espanhóis começaram a tomar a erva-mate por notar que ela aliviava a ressaca. Foi assim, que a erva-mate chegou ao Rio Grande do Sul, transportada na garupa dos guerreiros daquela época.
Desde então, o chimarrão se tornou um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, a ponto de merecer um dia dedicado a ele, comemorado em 24 de abril.

O chimarrão é servido em cuia e feito com erva-mate, sobre a qual se derrama água quente. Diz-se que gaúcho que é macho gosta do mate bem amargo, mas há quem misture açúcar. Também é muito comum colocar saquinhos de chá na erva, como cidreira ou hortelã, para adicionar um sabor especial. A bebida possui propriedades digestivas e estimulantes, mas não se recomenda tomá-lo antes do café da manhã, para evitar a gastrite.
O chimarrão pode ser tomado sozinho, acompanhado ou em grupo. Numa roda de chimarrão, passar a cuia para outra pessoa, antes de beber todo o líquido, é considerado infração gravíssima.
Dicas de como preparar um bom chimarrão:
Preencha a cuia com dois terços de erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou, até mesmo, as próprias mãos para tapar a cuia;
Na parte vaga, você deve colocar a água morna (apenas para começar o chimarrão). Colocando água morna, não se queima a erva e o chimarrão não fica amargo;
Tape a boca da bomba com o dedo polegar e a coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque o chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, o chimarrão estará pronto;
Agora, só falta saborear o delicioso mate. Se preferir, use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento. Dessa forma, você se concentra, unicamente, em apreciar o sabor do chimarrão.
chimarrão foi usado desde o período pré-colombiano entre povos Guarani.
Foi rapidamente adotado pelos colonizadores espanhóis, e tornou-se uma parte da herança cultural de Argentina , Paraguai , Uruguai e sul do Brasil , onde é consumida principalmente, e também em áreas da Bolívia e sul do Chile.
Tal como acontece com o chá , o café ou o chocolate , tem um efeito estimulante devido à mateína (sinônimo de cafeína ) que ele contém.

Valor nutricional por 100 g de infusão

CAFEÍNA = 1,02 g
Energia 0 kcal 0 kJ
Carboidratos: 12.34
Fats: 0 g
Proteínas: 2.94
A tiamina (vitamina B1) :0,41 mg (32%)
A riboflavina (vitamina B2): 0,78 mg (52%)
Ferro: 3,6 mg (29%)
Magnésio: 370,5 mg (100%)
Potássio: 1095 mg (23%)
Sódio: 121,8 mg (8%)

Propriedades

Mate é um excelente tônico e purificador, o segundo por seu caráter diurético. Sua capacidade de diurético explica um "paradoxo" da "dieta gaúcho "até o início do século XX : até então, os habitantes da zona rural do Cone Sul costumava ter uma dieta hiper proteínica, o que teria resultado em mais benigna dos casos, uma concentração muito elevada de ureia é reflete rapidamente condições impossibilitantes como a gota. No entanto, a diurese foi alcançada por excessos de alta ingestão contrabalançados uma dieta rica em proteínas. Mate, além disso, tem excelentes antioxidantes. De acordo com as conclusões de um estudo realizado em os EUA, o consumo do chá pode reduzir o colesterol, LDL ou colesterol "ruim". Investigação afirma que o mate tem propriedades que induzem a atividade de importantes enzimas antioxidantes no corpo, um dos mais importantes é o da paraoxonase-1, o que ajuda a remover o colesterol mau e efeitos cardio protetores.
Portanto, o mate é uma bebida benéfica e contra-indicado apenas em casos de insônia ou alguma disfunção renal grave.
Como observou recentemente com café, mate promove a atenção e, assim, as atividades intelectuais. Ele também é um bom antidepressivo, ao contrário do café, mate não é viciante, e não houve casos de insônia devido a este.
Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos EUA e da Universidade Federal de Santa Maria, no Brasil, descobriu que as folhas secas e infusões processadas feitos com oito marcas diferentes, continham níveis muito elevados (8,03-53,3 mg / g folhas secas) de cancerígenos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH ou PAH) (por exemplo, benzopireno). Estes compostos potencialmente cancerígenos provenientes de processo de comerciais folhas de erva-chimarrão, que envolve o uso de madeira de fumo queima de secagem, de forma semelhante ao caso de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos encontrados em carne.
Fontes: lproweb.procempa.com.b e res.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.