Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 19 de Outubro - Dia do Profissional de Informática

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

19 de Outubro - Dia do Profissional de Informática

Data parabeniza especialistas da área


No dia 19 de outubro é comemorado o Dia do Profissional da Informática ou Tecnologia da Informação – TI. Com o aparecimento e o avanço do computador e da Internet, surgiu a necessidade de formar especialistas capazes de desenvolver programas e sistemas. Atualmente existem diversos cursos de licenciatura e técnicos para capacitar esses experts da área. Porém, o mercado ainda precisa de muito mais!

De acordo com dados levantados pela consultoria IDC, no Brasil o setor atualmente apresenta uma carência de cerca de 39,9 mil profissionais de tecnologia e esse número deve crescer para 117 mil vagas abertas sem serem preenchidas até 2015. Dentre os principais motivos para essa questão, merecem destaque: a rápida expansão das companhias de infraestrutura e tecnologia no país e a adoção acelerada de serviços de TI por órgãos públicos e privados. “Esta é uma ótima oportunidade para os mais aplicados se destacarem no mercado”, aponta o diretor de TI da Total IP, Fernando Lujan.

Dentre muitos cursos existentes hoje, dois merecem destaque: Ciência da Computação e Sistemas de Informação. O primeiro tem como principal característica utilizar o computador para desenvolver soluções por meio de conhecimentos científicos e técnicos e facilitar a utilização de outros usuários. Já o segundo, é considerado uma Ciência Social aplicada, devido às inter relações com outros conhecimentos. Utiliza a computação como uma atividade meio, visando sua aplicação na sociedade.

Os conhecedores desse segmento podem desempenhar funções diversas e atuar em muitas áreas relacionadas. “Eles são responsáveis por criar soluções de softwares e auxiliar na manutenção do funcionamento de sistemas de grandes empresas”, relata Fernando Lujan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.