Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como reciclar papel em casa

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Como reciclar papel em casa


Com a crescente degradação ambiental, toda e qualquer medida que decidimos tomar visando a redução dos impactos que a natureza sofre a partir da ação do homem, acaba sendo uma aliada nos avanços do aquecimento global.

Pensando em facilitar a vida dos cidadãos que se preocupam com o planeta em que vivem, a Revista Ecológica lançou um tutorial de como fazer para aprender a reciclar papel em casa. E o melhor de tudo é que é super fácil! Quer ver só?

O que você precisa para fazer a reciclagem:
  1. Uma boa quantidade de papel;
  2. Água;
  3. Um liquidificador;
  4. Uma peneira de plástico ou tela artesanal para coar o papel;
  5. Uma bacia plástica mais larga que a peneira ou a tela;
  6. Jornais, pedaços de feltro ou forração de carpete. 
Materiais prontos, agora é só seguir os passos:
  1. Pique ou rasgue o papel que você pretende reciclar em pedaços de no máximo 3 cm.
  2. Encha o liquidificador com aproximadamente 2/3 de água. A temperatura da água deve estar entre morna e quente.
  3. Se você usar um liquidificador que tenha a função pulsar, vá jogando o seu papel e em seguida, aperte pulsar. Caso contrário, ligue-o em velocidade média e jogue o papel através do furo na tampa. Mantenha o liquidificador sempre tapado.
  4. Quando o motor do liquidificador parecer 'cansado', ou enfraquecer para virar a massa, aumente a velocidade e bata por mais 10 a 30 segundos. Só a experiência vai fazer você aprender o ponto certo. A pasta não deve ficar nem muito grossa, nem muito aguada.
  5. Você pode variar o tipo de papel que pretende fazer. Pode optar por pedaços de papel maiores ou uma pasta mais fina para papéis especiais.
  6. Despeje a pasta de papel na bacia, misture manualmente, e em um ângulo de 45 graus, mergulhe sua tela ou peneira, o mais fundo que puder na bacia. Passe para a horizontal. Agite até que a pasta fique com uma espessura igual sobre toda a tela ou peneira. Continue balançando e sacudindo a tela até retirá-la da cuba.
  7. Quando a folha atingir a grossura e o tamanho desejados, incline a peneira ou tela para drenar todo o excesso de água.
  8. Vire vagarosamente a peneira ou tela sobre o jornal ou feltro, com a parte do papel para baixo.
  9. Para absorver mais água use uma esponja na parte de trás da tela ou peneira, jogue o excesso de água da esponja novamente na bacia.
  10. Tente desgrudar o papel da tela ou peneira bem vagarosamente e com cuidado. No caso da tela envergue a lateral e no caso da peneira dé algumas batidas para soltar a pasta de papel, que agora já é papel. Quando desgrudar cubra com jornal ou feltro. Você deve fazer uma pilha alternando papel e jornal ou feltro.
  11. Depois de três a cinco folhas, você verá que o seu papel está ficando rarefeito e o líquido da bacia quase sem papel. Você pode adicionar mais massa na bacia.
  12. Coloque sua pilha de papel no chão e coloque uma placa de madeira ou metal reto sobre ela. Pise sobre a pilha alguns minutos. É o suficiente para prensar as folhas.
  13. Agora você pode remover o seu papel úmido. Deixe secar em um local bem ventilado, ou você pode mantê-lo no feltro ou jornal por mais tempo. As técnicas de secagem influenciam no tipo de papel e somente a prática pode te mostrar a melhor maneira de secar o papel que você produz.
Obs.: Para reciclar o papel em casa existem duas maneiras de secagem:

no vidro, que resulta em um papel de boa qualidade;
no feltro e ao ar livre, que respectivamente diminuem a qualidade do papel reciclado.

Viu como é simples? Agora é só colocar a dica em prática. A mãe natureza agradece!

Fonte: Revista Ecológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.