Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conheça a bicicleta de papelão que custa cerca de 30 reais

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Conheça a bicicleta de papelão que custa cerca de 30 reais

Inspirado por uma canoa feita com papelão, o engenheiro mecânico israelense Izar Gafni, eterno apaixonado por bicicletas, resolveu criar uma dentro dos padrões e usando a mesma matéria base da canoa.

Se o papelão não afundava nem se dissolvia na água então fazer uma “bike” era perfeitamente possível. 

O projeto inteiro demorou 3 anos para ser concluído sendo os dois primeiros, dedicados exclusivamente a conhecer, estudar e decifrar as propriedades do papelão, principal matéria-prima a ser usada. 

O protótipo produzido com 90% de materiais reciclados (principalmente o papelão) pesa 9,5 quilos, suporta cerca de 250 quilos em cima dele, é a prova de água e a prova de fogo! 

Além do custo de produção ser baixo (estimado em apenas R$30,00 reais, bicicleta para adultos e R$15,00 reais para crianças), seu sistema de pedal acionado por correia a torna praticamente livre de manutenção. 

No momento, Gafni está trabalhando com uma empresa parceira tentando levantar fundos para finalizar os processos de fabricação e em seguida iniciar a produção. 

 

 

A bicicleta está entre as maiores invenções do homem, ficando também entre os sistemas de transporte mais eficientes do planeta, pois converte 99% da potência de uma pessoa em mobilidade até cinco vezes mais rápida do que o caminhar. Em termos de equipamento chega próximo da perfeição. 

Imagine então esta mesma invenção produzida quase que totalmente com material reciclado? Simplesmente sensacional! 

Clique na imagem abaixo para assistir um vídeo (em inglês) e saber mais um pouco sobre este magnífico projeto: 

 
Caso este projeto vingue, com certeza haverá uma mudança de paradigma no conceito de mobilidade urbana mundial. 

Fonte: dezeen.com e http://vivoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.