Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O CorelDraw X8 já está no mercado na versão BR

quinta-feira, 2 de junho de 2016

O CorelDraw X8 já está no mercado na versão BR

CorelDRAW X8 foi lançado oficialmente no Brasil com algumas novidades importantes em relação à versão anterior CorelDRAW X7. Agora, o software de design gráfico conta com suporte ao Windows 10, passa a rodar com múltiplos monitores em resolução 4K e reconhece aparelhos com tela sensível ao toque e com caneta stylus, novidade que promete agradar quem gosta de desenhar.
A cada edição, o CorelDRAW passa a englobar mais funções, deixando de lado a tradição de ser apenas um programa de ilustrações vetoriais. Hoje, o aplicativo permite a criação de desenhos na mesma medida em que oferece recursos avançados para a edição de fotografias e criação de produtos gráficos para a impressão.
Entre algumas novidades, o CorelDRAW X8 passa a contar com uma ferramenta “faca” que pode ser usada para cortar qualquer tipo de imagem, seguindo padrões de corte à mão livre, em linhas retas ou curvas.

A suíte CorelDRAW é composta dos seguintes programas:

CorelDRAW X8: Um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página;
Corel PHOTO-PAINT X8: Ferramenta profissional de edição de imagem;
Corel CONNECT X8: Um navegador que acessa o conteúdo digital no Content Exchange e em um computador local;
Corel CAPTURE X8: Uma ferramenta que permite fazer uma captura de tela com apenas um clique;
Corel Font Manager X8: Ferramenta de gerenciamento de fontes;
Duplexing Wizard: Assistente para fazer impressão frente e verso manualmente.
Comentários
CorelDRAW X8 chega com novidades interessantes para o público de usuários, que se divide entre artistas, designers e desenhistas de diversos tipos. O suporte ao Windows 10, combinado com a capacidade de reconhecer canetas e telas sensíveis ao toque reforçam o potencial do CorelDRAW como software de referência para quem cria. Além disso, outras novidades e ajustes em relação aos recursos de edição devem tornar o aplicativo ainda mais completo.
Embora o CorelDRAW seja o carro-chefe da Corel, é importante ressaltar que na distribuição via suíte o usuário ainda leva para a casa uma boa quantidade de aplicativos acessórios, que facilitam a vida e expandem as funcionalidades do CorelDRAW.
Positivo também, sobretudo em virtude do preço da compra da suíte, é a possibilidade de usar os aplicativos de forma gratuita, num período de testes de trinta dias. A medida é boa notícia, já que comprar o CorelDRAW X8 envolve um investimento de R$ 2.399.
Outro ponto positivo para quem não está convicto de uma eventual compra é a presença de tutoriais na forma de vídeos na suíte. O material didático fornece instruções de uso bastante bem-vindas para quem se sente intimidado pelo arsenal de recursos do CorelDRAW.
De resto, a nova edição do CorelDRAW X8 amplia sobre as bases da edição anterior, com destaque para a manutenção da interface gráfica bastante limpa e organizada. De negativo, o fato de a suíte ter emagrecido da versão X7 para cá, perdendo alguns aplicativos: a ausência do Website Creator, por exemplo, chama a atenção.
Outro aspecto é a observação de que, embora tenha recebido novas funções de layout de página, o CorelDRAW X8 ainda não supera ferramentas da Adobe no quesito editoração.
No fim das contas, o CorelDRAW X8 continua sendo uma solução de alta qualidade para quem desenha e precisa criar projetos gráficos de diversos formatos. Embora não viva sem concorrentes nesse mercado, as sucessivas edições do software continuam evoluindo e agregando funções interessantes à comunidade de usuários.
Prós
  • Período de avaliação gratuita
  • Suporte a telas e canetas no Windows 10
  • Ótimo desempenho
Contras
  • Restrito ao Windows

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.