Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Tecnologia de NFC e Super Mario podem ir para Smartphones

sábado, 10 de setembro de 2016

Tecnologia de NFC e Super Mario podem ir para Smartphones

Trazer Amiibos para smartphones é uma possibilidade, diz Shigeru Miyamoto





O anúncio de que a Nintendo vai levar Mario para os smartphones pegou todo mundo de surpresa. Tanto que, logo na carona da revelação de Super Mario Run, as ações da empresa dispararam com a empolgação do mercado de ver o ícone máximo dos games aparecendo em mais plataformas.

E esse entusiasmo pode fazer com que outros elementos exclusivos dos consoles da empresa comecem a aparecer nos celulares. Em entrevista ao site IGN, o criador do personagem e um dos principais responsáveis pelos projetos da Big N, Shigeru Miyamoto, comentou um pouco sobre o anúncio da última quarta-feira (07) e sugeriu que os Amiibos podem se integrar aos smartphones no futuro.

Segundo ele, ainda não há nada anunciado nesse sentido, mas essa é uma possibilidade na qual a Nintendo está interessada, ainda mais após a Apple anunciar algumas novidades relacionadas ao uso do NFC nos seus novos iPhone. 

O ponto em questão citado por Miyamoto se refere ao fato de o iPhone 7, iPhone 7 Plus e o Apple Watch Series 2 terem recebido suporte ao chamado FeliCa Type-F, um tipo de tecnologia NFC usada no Japão para os mais diferentes fins, incluindo operações comerciais.

De acordo com a Apple, mais de 160 milhões de transações são feitas diariamente no país, o que faz com que a integração aos seus aparelhos seja um ganho enorme. Segundo Shigeru Miyamoto, nova tecnologia de NFC do iPhone 7 pode ser usada pela Nintendo no futuro E o que isso tem a ver com a Nintendo?

A empresa utiliza uma tecnologia muito semelhante a essa nos seus consoles, o que cria uma proximidade e permite que a companhia utilize o mesmo processo para levar seus bonequinhos do Wii U e New 3DS para um smartphone, por exemplo.

Como o próprio designers explica, até o anúncio da Apple, a companhia japonesa pouco podia fazer em relação à compatibilidade, mas isso mudou e agora há a oportunidade de usar essa novidade de alguma forma. Isso não quer dizer, é claro, que os Amiibos estão confirmados para o iPhone ou coisa parecida.

Como Miyamoto fez questão de destacar, trata-se ainda de algo muito novo e que a Nintendo pode, de fato, aproveitar para fazer algo do tipo. Porém, seria pouco inteligente ignorar essa recém-chegada compatibilidade. Mesmo exclusivo dos consoles, os bonequinhos equipados com NFC já se transformaram em um fenômeno de vendas ajudaram a alavancar os resultados da Nintendo.

Até o último mês de julho, foram mais de 36,9 milhões de peças vendidas. Agora imagine o impacto disso com uma base de usuários ainda maior. Lançados eím 2014, os Amiibos são pequenas miniaturas dos personagens da empresa equipados com um sensor NFC, permitindo que eles possam ser usados em jogos especficos.

Assim, ao encostar o brinquedo no controle do Wii U ou no próprio New Nintendo 3DS, os jogadores podem desbloquear conteúdos, liberar algumas novidades ou mesmo salvar seu desempenho. E o grande segredo desses produtos está exatamente na união entre essa aplicação prática e a popularidade dos heróis e vilões da Nintendo.

Atualmente, já são 117 modelos disponíveis. Se o anúncio de Super Mario Run já fez com que o interesse do mercado pela franquia disparasse, trazer esse suporte aos Amiibos para o iPhone — e, quem sabe, para aparelhos Android, embora nada tenha sido dito sobre isso — é outro trunfo que a gigante japonesa tem em seu bolso. Contrariando todas as previsões pessimistas, a Nintendo segue surpreendendo como ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.