Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 1º de Outubro - Dia Internacional da Terceira Idade

sábado, 1 de outubro de 2016

1º de Outubro - Dia Internacional da Terceira Idade


Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral da ONU incluiu o dia 1º de outubro no seu calendário de comemorações especiais. Desde então, nessa data, comemoramos o Dia Internacional do Idoso. 

Consideramos na terceira idade toda pessoa que possui 60 anos ou mais. No Brasil, essa camada da população já soma 19 milhões de cidadãos e vem crescendo a cada dia. Com a melhora nas condições de vida e tratamentos de saúde, a tendência é que daqui a 20 anos o número de pessoas acima dos 60 supere o de jovens de até 15 anos. 

Para proteger e garantir os direitos do idoso foi sancionada, em 28 de dezembro de 2006, a Lei nº11.433 que criou o Estatuto do Idoso. Segundo ele, todo cidadão com 60 anos ou mais deve ter desconto de 50% nas atividades culturais e educativas; programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e gratuidade nos transportes públicos urbanos, entre outros benefícios. O Estatuto garante também penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas ou para quem abandonar o idoso sem assistência. 

A criação do Estatuto segue a tendência mundial do envelhecimento da população. Nos países desenvolvidos, a expectativa de vida é de 75 anos e com os avanços da medicina, essa população vem se tornando cada vez mais ativa e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.