Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 16 de Outubro - Dia da Ciência e da Tecnologia

domingo, 16 de outubro de 2016

16 de Outubro - Dia da Ciência e da Tecnologia

Impossível pensar em século XXI sem pensar nos avanços tecnológicos e científicos ocorridos já nas primeiras décadas. No entanto, a preocupação em estudar a origem da vida humana se reporta há muito tempo. As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida.

A descoberta do fogo, a invenção da roda, a capacidade de contar o tempo através do calendário e a descoberta da agricultura, foram algumas invenções que, a seu tempo, revolucionaram a sociedade. Hoje quando falamos em tecnologia pensamos logo na era da informática, nas novas pesquisas científicas que levaram ao avanço da medicina etc. O homem procura facilitar sua vida cada dia e, por isso, a ciência continua a evoluir.

No entanto, todo esse aparato tecnológico pelo qual o homem moderno vive rodeado, não traz só benefícios. Muito se questiona a respeito da emissão de gases por parte das indústrias, no entanto é impossível abrir mão dos avanços conquistados. A fim de se discutir os problemas causados pela atuação do homem diante de tanta tecnologia no dia 16 de outubro comemora-se o Dia da Ciência e Tecnologia.

Pesquisas científicas no Brasil

Em terras brasileiras, as primeiras invenções tecnológicas remontam ao período do Brasil Colônia, quando por volta do ano de 1550 foi criado o primeiro engenho de açúcar. Na década de 1830 o francês Hércules Florence realizou, no Rio de Janeiro, estudos pioneiros no registro de imagens através da fotografia. Já no final do século XIX, o padre Roberto Landell de Moura realizou experimentos com ondas eletromagnéticas, sendo um dos pioneiros a transmitir voz humana por rádio.

Considerado um dos grandes inventores da humanidade, o Brasil também contou com o mineiro Alberto Santos Dumont, que criou os balões dirigíveis e, anos mais tarde, o 14-bis, um dirigível biplano. Além desses, outros brasileiros se destacaram por buscar curas e combates a doenças como os médicos Osvaldo Cruz e Vital Brazil.

Diante de tantas possibilidades de pesquisas e avanços nos vários ramos da ciência, o governo brasileiro criou em 1985 o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Como órgão da administração direta, o ministério tem a função de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades da ciência e tecnologia, além da política de desenvolvimento de informática e automação, política nacional de biossegurança, política espacial, política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.

Fonte: Por Rafael Batista para o http://brasilescola.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.