Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 18 de Outubro - Dia do Estivador Google+

terça-feira, 18 de outubro de 2016

18 de Outubro - Dia do Estivador

O Dia do Estivador é festejado no dia 18 de outubro, onde lembramos a importância desse profissional para toda a atividade comercial que envolve os mares. Sendo de grande relevância, não seria justo essa profissão não ter um dia para se comemorar sua atividade.

O mundo em sua grandeza faz com que os países dependam dos mares para trocar mercadorias e produtos, sendo algumas profissões básicas para que tudo isso aconteça.

Indo muito além dos navegantes dos oceanos, com os destemidos capitães e seus tripulantes, outras profissões se fazem necessárias para que todo esse comercio aconteça, como a do estivador.

O estivador é de extrema importância nos portos, uma vez que esse profissional é o responsável de organizar e descarregar as mercadorias, do solo pra terra e vice versa.

Todos os trabalhadores portuários comemoram seu dia em 28 de janeiro, mas por decisão do imperador Don João VI, o estivador é lembrado no dia 16 de outubro. Com isso vemos a importância da profissão, onde ganhou um dia exclusivo para ser lembrado e festejado.

Como já visto, o estivador é um profissional de importância não somente nos dias atuais, sendo de grande relevância desde séculos passados, datando pelo início do comercio entre continentes, algo com mais de mil anos. 

O estivador tem sua relevância em qualquer porto que trabalha, mas os profissionais brasileiros e da America em geral merecem destaque. Graças a esses profissionais, nosso país conseguiu atingir o patamar em que está hoje, já que precisou de muito trabalho para receber, enviar mercadorias e conseguir proporcionar um verdadeiro ?boom? econômico ao Brasil.
Trabalho duro

Uma profissão que exige muito do físico, o estivador tem em sua dura rotina de trabalho a função de organizar as cargas, conserta-las, fazer sua segurança e o seu transporte. Vale lembrar que os tempos modernos trouxeram mais trabalho, cargas cada vez mais grandes e pesadas, onde a tecnologia tem papel crucial junto do estivador.

Não sendo um profissional menos atarefado, o estivador moderno muitas vezes deixa de lado o serviço braçal e usa do poder dos guindastes e cordas para auxiliar o seu trabalho.

Seja seu computador, seu celular, carro, ou qualquer outro produto produzido fora do país, todos só estão a seu acesso graças aos estivadores, tanto os de seu país de origem, como os brasileiros, que fizeram o trabalho portuário de carregar e descarregar as mercadorias para que pudessem chegar em suas mãos.

Comemorar o dia do estivador é fazer jus a relevância desse profissional que dificilmente será trocado por qualquer tecnologia ou máquina. Esse profissional é de grande valia para qualquer consumidor e seja qual for produto importado que você tenha ou dependa, saiba que ele passou por um estivador.

No próximo dia 18 de outubro lembre-se, comemore o dia do estivador e mostre que você está a par de umas das profissões mais importantes no âmbito econômico, que é de grande valia para o nosso país e possibilidade a concretização de qualquer ação comercial entre dois países.