Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de Outubro - Dia do Controlador de Tráfego Aéreo

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

20 de Outubro - Dia do Controlador de Tráfego Aéreo

Os controladores de tráfego aéreo são aqueles que permanecem em torres de controle, existentes em todos os aeroportos. Eles são responsáveis pela emissão de autorização de decolagens e aterrissagens das aeronaves, por isso, entram em contato com os pilotos.


Assim, o controlador de tráfego aéreo é a pessoa que organiza e monitora o tráfego de aeronaves no espaço aéreo pertinente, para que não haja choques entre aeronaves.

É de responsabilidade também dar suporte para os pilotos em caso de problemas no voo. O profissional deve possuir alguns requisitos para atuar como controlador de tráfego aéreo: concentração, responsabilidade, controle emocional, raciocínio rápido, bem como capacidade de atuar em variados turnos e rápida capacidade de adaptação de mudanças operacionais.

Para ser um controlador de tráfego aéreo, uma pessoa deve passar no processo seletivo do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) ou na Escola de Especialistas em Aeronáutica (EEAR). Ambas instituições são da Força Aérea Brasileira. Além disso, os profissionais passam por especializações e treinamentos.

Uma curiosidade é que a profissão de controlador de tráfego aéreo está entre as profissões mais estressantes, permanecendo em segundo lugar.

Origem do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo é celebrado no dia 20 de outubro, pois, nesse mesmo dia, em 1960, ocorreu o primeiro encontro mundial de controladores de voo, na Grécia.

Nesse mesmo evento, houve a criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo (IFATCA, em inglês, International Federation of Air Traffic Controllers? Associations).

Regulamentação da atividade de controlador de tráfego aéreo

Aos países signatários da Convenção de Chicago (também conhecida como Convenção sobre Aviação Civil Internacional), a atuação do controlador de tráfego aéreo é reconhecida como profissão.

Contudo, no Brasil, ainda não há o reconhecimento da profissão, embora sua importância seja grande, mesmo que até então era desconhecida por grande parte dos brasileiros (com esse ponto sendo mudado após o acidente em 2006 entre um Boeing da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e o Embraer Legacy). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.