Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 21 de outubro - Dia do Contato Publicitário

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

21 de outubro - Dia do Contato Publicitário

O Dia do Contato, também chamado de Dia do Contato de Publicidade ou Contato Publicitário, é comemorado no dia 21 de outubro, no Brasil.

O profissional de Publicidade é aquele responsável pela ligação entre a empresa e os clientes, de modo que desperte o interesse pelos clientes e das próprias empresas concorrentes, é claro. Assim, esse profissional é de extrema importância para todas as agências de propaganda, pois é ele que atua como um elo entre a própria agência, veículos de propaganda e com o público.

Além disso, o profissional homenageado no Dia do Contato é aquele que deve estar sempre especializando-se, em tópicos como técnicas de vendas, criatividade, teorias da administração, psicologia, entre outros.

Trabalhar com o contato publicitário envolve uma formação superior em áreas como Administração, Marketing, Publicidade e Jornalismo.

Origem do Dia do Contato Publicitário

Em 21 de outubro de 1968 aconteceu o primeiro almoço que fazia uma homenagem aos contatos de publicidade. Mas foi somente em 1971 que o Dia do Contato surgiu para celebrar o trabalho de pessoas tão imprescindíveis no mercado publicitário. 

Através de um publicitário chamado Aroldo Araújo e sua empresa ? Aroldo Araújo Propaganda ? uma campanha foi idealizada para promover a criação do Dia do Contato. O projeto de Lei estadual do antigo Estado de Guanabara (onde localiza-se o Rio de Janeiro), através do deputado Mac Dowell Leite de Castro, foi instituído na data comemorada atualmente.

Regulamentação publicitária no país

Fundado no final dos anos 70, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), juntamente com a criação do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária tem sintetizado como objetivo: zelar pela liberdade da expressão comercial, assim como defender os interesses das partes que se envolvem no mercado publicitário (o consumidor, por exemplo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.