Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 26 de outubro - Dia da Cruz Vermelha

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

26 de outubro - Dia da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha foi criada em 1863, em Genebra, Suíça e teve como principal articulador Jean Henri Dunant.




O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma instituição de caráter internacional com fins humanitários e beneficentes. Sua origem remonta ao contexto das guerras nacionalistas do século XIX, em que a tecnologia bélica (que começava a ficar sofisticada nessa época) passava a produzir, a cada batalha, milhares de mortos e feridos, sem haver, no entanto, recursos necessários para tratar desses últimos, que morriam à míngua nos campos de batalha.

A ideia da criação de uma entidade que tivesse a missão de prestar, principalmente, serviços médicos aos feridos de guerra, fossem combatentes, fossem civis, partiu dos suíços Jean Henri Dunant e GustaveMoynier no ano de 1863. Dunant viu, em 1859, uma legião de homens feridos, em um vilarejo na Lombardia (Itália), vítimas dos combates sangrentos travados na Batalha de Solferino. Essa batalha foi uma das muitas pela Independência da Itália. O saldo de mortos chegou a aproximadamente nove mil, e o de feridos beirava os 40 mil.

Quando essa horda de feridos chegou ao vilarejo da Lombardia em que se encontrava de passagem Dunant, este achou por bem organizar um mutirão para tratar dos homens. Dunant transformou sua experiência em livro, que foi publicado em 1862. Muitas pessoas interessadas em causas humanitárias leram o livro de Dunant na época. Um delas foi Gustave Moynier, que já possuía uma pequena entidade beneficente na Suíça.

Entre 26 e 29 de outubro de 1863, Moynier, Dunant e mais algumas pessoas com interesses em comum reuniram-se para criar uma entidade humanitária de caráter internacional que servisse às vítimas de guerras. Dessa reunião resultou a criação de um comitê intitulado Comitê Internacional de Ajuda a Feridos, que, com tempo, passou a ser conhecido como Comitê da Cruz Vermelha. O nome Cruz Vermelha remete ao símbolo do Comitê, que, na verdade, é uma inversão da bandeira da suíça, isto é, um fundo branco com uma cruz vermelha no centro. Por ter sido idealizado nessa semana, atualmente o Dia 26 de outubro é associado à criação da Cruz Vermelha e, sendo assim, celebrado internacionalmente.

A primeira ação internacional do Comitê da Cruz Vermelha foi com os feridos das guerras travadas no processo de Unificação Alemã, de 1866 a 1870 – quando houve a famosa Guerra Franco-Prussiana,comandada por Otto von Bismarck. Desde então, a Cruz Vermelha vem atuando em causas similares, porém nem sempre com sucesso, haja vista que, após a Primeira Guerra Mundial, as proporções de carnificina e destruição tornaram-se quase irremediáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.