Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Foi a 27 de outubro de 1980 que na Assembleia Geral de Belgrado, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.

A data foi instituída pela UNESCO para chamar a atenção da importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade urgente de os proteger.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são patrimônio de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XX e XXI, que forma parte da história do homem.

Para celebrar a data várias instituições organizam colóquios sobre a conservação e a valorização do cinema e do audiovisual, assim como são exibidos grandes filmes da história do cinema.

As celebrações têm como base um tema anual. O tema do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2016 é: “É a sua história – não a perca”. A UNESCO encoraja os arquivos audiovisuais de todo o mundo para se juntarem à celebração, apresentando as suas valiosas coleções, como parte de um esforço internacional para promover o valor do patrimônio audiovisual.

Em Portugal as iniciativas têm lugar na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.