Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 30 de Outubro - Dia do Comerciário

domingo, 30 de outubro de 2016

30 de Outubro - Dia do Comerciário



O Dia do Comerciário, também conhecido como Dia do Comércio é comemorado de forma oficial no dia 30 de Outubro, de acordo com a Lei 12.790, promulgada em 14 de Março de 2013. Essa data foi escolhida porque representa um momento de vitória para a classe dos comerciantes, por uma conquista de melhores condições de trabalho.

Em vários estados do nosso país o dia do Comércio ou do Comerciário é feriado estadual para os trabalhadores dessa área e também para os da construção civil. Em alguns deles, como é o caso do Rio de Janeiro, a data é comemorada na terceira segunda feira do mês de Outubro e esse dia é um feriado para os profissionais que executam esses ofícios.

Qual a origem dessa data?

A compreensão dos significados do dia do Comércio se concentra no início do século XX, época em que os trabalhadores da área de comércio eram extremamente explorados por seus patrões e encaravam dia após dia jornadas de trabalho abusivas, que muitas vezes superavam as 12 horas consecutivas.

Folgas praticamente não existiam e nos feriados eles também eram obrigados a trabalhar, já que nesses períodos o comércio também ficava altamente aquecido.

Os caixeiros, como também eram conhecidos os comerciantes naquele período histórico, eram muito ameaçados e maltratados no sistema trabalhista daquele momento. Fatigados e revoltados por estarem sendo praticamente escravizados eles começaram a criar grupos e associações para se conhecerem e se apoiarem, iniciativa que formaria o que hoje chamamos de sindicatos trabalhistas.

Esses grupos e suas manifestações aos poucos foram se espalhando por todo o território nacional e ganhando corpo em suas reinvindicações e cada vez mais vozes em seus protestos.

Foi então que em 29 de Outubro de 1932 5 mil comerciários marcharam até o Palácio do Catete, onde se encontrava o Governo Federativo da nossa República. Sem ter outra escolha, o então presidente Getúlio Vargas recebeu em seu gabinete os reclamantes. Acabou cedendo aos seus pedidos e assinou no mesmo dia o Decreto de Lei 4042, no qual se determinava que aqueles que trabalham com comércio só devem trabalhar 8 horas diariamente, além de ter descanso remunerado aos domingos.

Na data posterior a mesma lei foi publicada no diário oficial da união. Em 2013, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a sua validade, mantendo viva a tradição de luta dos comerciários de todo o nosso país.

O que é comemorado nesse dia?

O Comerciário é o profissional que atua na área de vendas de produtos. Inicialmente, a venda de produtos era feita somente em troca de dinheiro, mas atualmente, com o avanço da tecnologia, existem recursos que facilitam este processo, como cartão de crédito, débito e cheques. 

Os comerciários geralmente não precisam de um estudo mais aprofundado para exercer sua profissão, porém existem alguns estabelecimentos que gostam de dedicar um dia inteiro para mostrar como eles podem melhorar as suas técnicas de venda.

No Brasil se celebra no dia do Comerciário os direitos que eles conquistaram no ano de 32 na mesma data, ou seja, celebra-se a jornada de 8 horas e também o direito de folgar aos domingos, substituído por uma folga semanal. É comemorado o fim de uma era de abusos e intransigências trabalhistas por parte de patrões que só visavam o lucro, sem se importar com a vida de seus empregados.

Além disso, é dado àqueles que estão no comércio a possibilidade de descansar nesse dia, aproveitando-o para fazerem o que bem entenderem! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.