Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aprenda a fazer fluxogramas com o uso de programas

domingo, 23 de outubro de 2016

Aprenda a fazer fluxogramas com o uso de programas











Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.



Resumindo, O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

Criar um fluxograma no Visio

Criar fluxogramas para documentar procedimentos, analisar processos, indicar fluxo de trabalho ou de informações, controlar custo e eficiência, etc
http://www.oficinadanet.com.br/imagens/coluna/2520/1.gif
No menu Arquivo, aponte para Novo, aponte para Comercial ou Fluxograma e clique em Fluxograma Básico. Para cada etapa no processo que estiver sendo documentada, arraste uma forma de fluxograma para o desenho. Conecte as formas do fluxograma. Arraste uma forma de um estêncil para a página de desenho e posicioná-la perto de outra forma.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/2.gif

Ainda com o botão do mouse pressionado, mova o ponteiro sobre um dos triângulos azuis. O triângulo ficará azul-escuro.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/3.gif

Solte o botão do mouse. A forma será colocada na página de desenho e um conector será adicionado e colado nas duas formas.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/4.gif
Para adicionar texto a uma forma, selecione-a e digite. Ao terminar de digitar, clique fora do bloco de texto. É possível numerar as formas do fluxograma para ilustrar a seqüência das etapas do processo.
  1. Em um fluxograma, selecione as formas que deseja numerar.
  2. No menu Ferramentas, aponte para Complementos, aponte para Extras do Visio e clique em Numerar Formas.
  3. Na guia Geral, em Operação, clique em Numeração Automática.
  4. Em Aplicar a, clique em Formas Selecionadas e clique em OK. 
Dica: Para numerar novas formas de fluxograma à medida que são arrastadas para a página, na caixa de diálogo Numerar Formas, clique em Continuar numerando as formas à medida que são soltas na página. 

Como fazer um fluxograma no Power Point

Com o PowerPoint 2007 você pode criar apresentações eficazes, mas a maioria dos usuários não está familiarizada com os fundamentos da criação de fluxogramas. Fluxogramas são bons para mostrar um projeto passo a passo, por exemplo.

Vejamos como fazer um fluxograma:

Passo 1: Abra o PowerPoint e mude o layout da página para Em branco. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre a página, vá até Layout e clique em Em branco:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p1.jpg
Passo 2: Ative as grades para orientar-se durante o desenho dos objetos. Clique com o botão direito do mouse na página de depois em Grades e Guias. Na janela que abrirá, marque a caixa ao lado de Exibir grade na tela e clique em OK:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p2.jpg
Passo 3: Para acessar os objetos do fluxograma, clique em Formas:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p3.jpg
Para este tutorial vou começar com um bloco de Terminação:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p4.jpg
Observe que, ao clicar sobre o objeto escolhido, não acontece nada. Devemos clicar sobre o slide no local onde queremos que o objeto fique posicionado (ele pode facilmente ser arrastado para outro local):
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p5.jpg
Passo 4: Para inserir texto dentro do objeto, basta clicar com o direito do mouse sobre ele e escolher a opção Editar Texto:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p6.jpg
Em seguida, você pode digitar qualquer texto dentro do objeto:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p7.jpg
Passo 5: Coloque outros objetos utilizando os passos acima. Neste exemplo, eu coloquei mais duas etapas e um outro bloco de Terminação:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p8.jpg
Passo 6: Ligue os objetos usando conectores:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p9.jpg
Lembre-se sempre de usar conectores em vez de linhas. Conectores são ligados aos objetos para que eles sejam mais fáceis de organizar:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p10.jpg
Estes passos devem ser suficientes para você começar a criar seus próprios fluxogramas. Existem muitos outros tipos de objetos disponíveis, portanto, certifique-se de escolher o tipo correto para cada uma de suas operações. Você também pode editar a aparência dos objetos clicando com o direito do mouse sobre elas e selecionando a opção Formatar Forma:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/p11.jpg
Fluxograma de power point, fonte: Baboo

Como criar um fluxograma no excel

Passo 1: Na barra de ferramentas (barra de ferramentas: uma barra com botões e opções que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.) Desenho, clique em AutoFormas, aponte para Fluxograma e clique na forma desejada.

Passo 2: Clique no ponto em que você deseja desenhar a forma do fluxograma.

Passo 3: Se você desejar adicionar outras formas ao fluxograma, repita as etapas 1 e 2 e disponha as formas conforme desejado.

Passo 4: Adicione conectores entre cada uma das formas.
  1. Na barra de ferramentas Desenho, clique em AutoFormas, aponte para Conectores e clique na linha de conexão desejada.
  2. Aponte para o local em que deseja bloquear o conector. Os sites de conexão são representados por círculos azuis quando você passa o ponteiro sobre uma forma.
  3. http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/4_1.gif

  4. Clique no primeiro site de conexão desejado, aponte para a outra forma e clique no segundo site de conexão. Os conectores bloqueados mantêm as formas conectadas mesmo quando você as move.

  5. http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2520/4_2.gif

    1 Conector bloqueado
    2 Conector desbloqueado

Passo 5: Adicione texto às formas. Clique na forma com o botão direito do mouse, clique em Adicionar texto e comece a digitar.
Observação: Não é possível adicionar texto a uma linha ou a um conector dessa maneira; use uma caixa de texto (caixa de texto: um recipiente móvel, redimensionável, para texto ou elementos gráficos. Use caixas de texto para posicionar vários blocos de texto em uma página ou para atribuir ao texto uma orientação diferente de outro texto do documento.) para posicionar um texto próximo a esses objetos de desenho ou sobre eles.
Passo 6: Altere o estilo de linha ou adicione cor a esses conectores.
6.1: Selecione a linha ou o conector que você deseja alterar.
6.2: Siga um destes procedimentos:

Alterar a cor de uma linha ou de um conector
1. Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta ao lado da opção Cor da Linha Imagem do botão.
2. Siga um destes procedimentos: A fim de alterá-la para a cor padrão, clique em Automática.A fim de alterá-la para outra cor, clique em uma das cores abaixo de Automática.

Alterar o estilo de uma linha ou de um conector
1. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Estilo da Linha Imagem do botão.
2. Clique no estilo desejado ou clique em Mais Linhas e, em seguida, clique em um estilo.

Passo 7: Adicione cor ou preenchimentos às formas.
7.1: Selecione a forma que você deseja alterar.
7.2: Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta ao lado da opção Cor do Preenchimento imagem de botão.
7.3: Siga um destes procedimentos: Se você desejar alterar as cores, clique em uma das cores abaixo de Automática. Se você desejar adicionar um preenchimento gradual, padronizado, texturizado ou de imagem, clique em Efeitos de Preenchimento e, em seguida, clique na guia desejada e selecione as opções.

Exemplos de fluxogramas

Abaixo vamos listar alguns exemplos de fluxogramas. O primeiro é um programa que vai escrever 10x a palavra teste e depois terminar.
 
Exemplo de um fluxograma para domingo:

 
Fluxograma de um site de empresa:
 
Fluxograma para entender fluxogramas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.