Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas incríveis para se dar bem no ENEM

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Dicas incríveis para se dar bem no ENEM


Entra ano e sai ano, o cenário se repete: milhões de alunos de todo o Brasil passam a se preocupar com as questões do ENEM para entrar na faculdade. O Exame Nacional do Ensino Médio possui uma metodologia bem específica que, a princípio, pode assustar alguns estudantes.

Suas questões requerem bom embasamento crítico, muita leitura e conhecimentos sobre os principais acontecimentos da atualidade.

Felizmente, existem alguns truques que garantem uma melhor performance na prova. Só que é preciso muita dedicação e disciplina para atingir seus objetivos e ter sucesso na prova.

Veja abaixo 6 dicas para infalíveis para resolver as questões do ENEM:

1. Mantenha a calma

Vale sempre a pena lembrar que os nossos nervos podem nos atrapalhar na hora de fazer um exame importante. O ENEM requer toda a sua atenção, pois necessita de raciocínio lógico e boa compreensão dos assuntos. Portanto, você deve adotar medidas para domar o seu lado emocional caso o nervosismo tome conta. Lembre-se: o estudo não só aumenta as suas chances de sucesso como também lhe dá confiança para realizar a prova sem estresse.

2. Compreenda em vez de decorar

O ENEM busca, ano após ano, ser uma prova que avalia a capacidade analítica do aluno. Ou seja, não adianta muito decorar várias datas e informações, e sim compreender os temas propostos e desenvolver um raciocínio em torno deles. Claro que isso não significa que você deva se dedicar menos às partes que necessitam ser decoradas, como: nomes, datas e locais. O seu principal objetivo deve ser compreender as matérias e todas as suas implicações.


3. Tenha o hábito de ler

A prova costuma ter enunciados extensos repletos de importantes informações que depois serão usadas para responder a uma pergunta relacionada. Por isso, para poder se dar bem na questão é preciso que você leia com muito atenção todo o enunciado para compreender a mensagem que está sendo passada.

Tanta leitura acaba sendo difícil para um aluno que não tem o hábito de ler e isso acaba tendo um impacto na nota final. Comece a reservar um tempo do seu dia para ler. Escolha um livro, um portal ou blog de notícias, no estilo que você goste e crie este hábito.



4. Fique de olho nas notícias

Boa parte do conteúdo da prova vem do dia a dia, ou seja, dos acontecimentos que surgem nas redes sociais, nos principais portais de notícias, e claro, nos telejornais. Portanto, para poder se posicionar melhor perante às questões do ENEM, você precisa se inteirar no que acontece no Brasil e no mundo.

O hábito de assistir ao noticiário diariamente, acompanhar pessoas influentes nas redes sociais e ler sites de notícias, ajuda também na hora de fazer a redação, que quase sempre é sobre temas da atualidade.

5. Faça marcações nas questões do ENEM

O caderno de perguntas é seu. Você é livre para fazer qualquer tipo de anotação ou marcação nele. Use este recuso ao seu favor, marcando passagens importantes dos textos e usando o papel para demais desenvolvimentos de raciocínio. Sempre fica bem mais fácil de visualizar as suas informações ao fazer anotações. Estas marcações também podem ser usadas para você "eliminar" alternativas que você tem certeza que não são corretas.

6. Faça simulados

No site do Inep é possível baixar provas anteriores e seus respectivos gabaritos. A melhor forma de estudar para a prova tendo contato com questões reais dela é utilizando as edições passadas para treinar. Também vale a pena buscar simulados na internet, que utilizam a metodologia do ENEM para criar questões no mesmo estilo.

Ao seguir estas dicas, você vai conseguir fazer a sua prova do ENEM com toda tranquilidade e conquistar uma boa nota.



Fonte: Postado por Ana Flávia da Fonseca para o Blog do Unipê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.