Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Notícias e Dicas do ENEM 2016

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Notícias e Dicas do ENEM 2016

O INEP divulgou os locais de aplicação de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A verificação dos Cartões de Confirmação com essas informações é de responsabilidade dos inscritos é pode ser realizada na internet, por meio da Página do Participante, ou também em tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Enem 2016”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do Enem, também encaminhará, por SMS e email, aos 8.627.195 estudantes inscritos na edição deste ano, um aviso de que os respectivos Cartões de Confirmação já podem ser acessados. Além disso, a cada três dias, novos lembretes serão enviados, por esses mesmos canais de comunicação, para todos que ainda não tenham verificado seus locais de prova.


O objetivo é garantir a tranquilidade de todos os participantes durante a aplicação do Enem 2016. Mas, nesse sentido, é importante ainda que os participantes visitem o seu local de provas com antecedência e que, nas datas do exame, não se esqueçam de levar um documento original com foto e caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, entretanto, esse documento possui informações valiosas para os participantes, tais como: número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).


É necessário informar CPF e senha antes de visualizar o cartão de confirmação. Quem esqueceu a senha, deverá entrar na Página do Participante do Enem para recuperá-la, informando o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação, é necessário aguardar o encaminhamento da senha por e-mail ou mensagem no celular (SMS), para realizar o novo acesso.

Aplicativo – Outra inovação trazida este ano para facilitar a vida dos participantes é o aplicativo Enem 2016, que, além de disponibilizar o cartão de confirmação e informar os locais de provas, também dará acesso aos gabaritos. O download está disponível nas lojas de aplicativos Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone).

Segurança – Haverá também novidades em relação à segurança do exame com a coleta do dado biométrico de todos os participantes nos dois dias de provas. A verificação será feita individualmente pelo chefe de sala depois do início das provas.

Atendimento Especializado e Específico – No total, 68.907 atendimentos especializados foram deferidos no Enem 2016 para deficientes, de acordo com a solicitação feita no ato da inscrição e com as regras do edital. Esses candidatos terão direito ao tempo adicional de até 60 minutos em cada dia de realização do Exame, mediante requerimento específico disponível em sala de provas.

Houve ainda 101.902 atendimentos específicos deferidos, para gestantes (7.590), sabatistas (76.275), idosos (1.455), lactantes (16.538) e em classes hospitalares (44). Contudo, de acordo com o edital do exame, esses participantes não poderão solicitar tempo adicional. O mesmo vale para os 407 estudantes que solicitaram utilização de nome social no Enem 2016.

As lactantes deverão levar um acompanhante que permanecerá numa sala especifica cuidando do lactente enquanto elas realizam as provas. O contato da mãe com a criança será acompanhado de aplicador e terá utilização de detector de metais. Todos os colaboradores que atuarão no Enem 2016 passam por duas formações, uma presencial e outra a distancia, quem visam padronizar os procedimentos de aplicação de forma isonômica a todos os participantes.

Locais de prova – Neste ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. Os locais de provas são selecionados pelas instituições aplicadoras e englobam um universo de aproximadamente 17 mil estabelecimentos. Cada um é visitado previamente pelos coordenadores de local para verificação da infraestrutura necessária para a aplicação.

Todos os inscritos já estão devidamente alocados. Porém, alguns desses locais de prova precisaram iniciar processo de reforma ou tiveram suas instalações comprometidas devido a fenômenos naturais. Por esse motivo, serão substituídos. Portanto, os participantes cuja previsão era fazer as provas nesses locais de prova serão realocados para outros e terão seus cartões de confirmação atualizados.

Então, se ao acessar o Cartão de Confirmação para visualizar o local de provas, os participantes verificarem que há a mensagem “Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias”, não é preciso se preocuparem. Continuem acompanhando seu Cartão de Confirmação na Pagina do Participante ou no aplicativo Enem 2016 que a atualização será realizada até antes da aplicação do exame.

Em caso de dúvidas, ligue para o Inep no telefone 0800-616161.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.