Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como "destralhar?" Google+

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Como "destralhar?"


Tralha é um assunto delicado de se tratar, afinal o lixo de um, pode ser o tesouro do outro. Saiba como diferenciar as recordações da tralha e entenda a importância desses objetos na vida das pessoas.

Quem nunca acabou exagerando “um pouquinho” na hora de guardar recordações ou coisas importantes e acabou guardando demais? Com o tempo é natural acumular um pouco mais de recordações, bagunça e tralha. Saiba como "destralhar" a casa e livre-se da bagunça.

O que é recordação?

Recordações são coisas matérias ou imatérias que trazem sensações boas ou ruins, por exemplo: fotos, roupas, brinquedos de quando se era criança ou dos filhos, livros, ingressos dos shows e espetáculos entre outros objetos.


O que é tralha?

Tralha é algo que não tem serventia, algo que está faz anos em um lugar e ninguém sabe explicar a razão de aquilo ter sido guardado, por exemplo, televisores antigos, equipamentos sem utilidade, Cd´s velho, trabalhos escolares, restos de material de obra, roupas que não servem, brinquedos quebrados, etc.

Como "destralhar?"
#1. Defina a importância do objeto

Analise objeto e defina sua real importância. Isso muitas vezes pode parecer difícil. Na dúvida, separe para rever a importância e passe para o próximo objeto. Lembre-se: Se tudo é importante, nada realmente importa! Portanto seja seletivo.
  • O objeto é importante?
  • O objeto foi usado nos últimos seis meses?
  • O objeto trás boas memórias?
  • Eu desejo continuar com esse objeto pelas memórias que ele representa?
  • É hora de seguir em frente e ir atrás de novas memórias?
#2. Saiba que nem tudo que é tralha é lixo

Aqui está uma grande verdade: Aquilo que não serve para você, pode ser útil para outra pessoa. Portanto, analise a situação das coisas que você pretende se desfazer como objetos, eletrodomésticos, roupas, brinquedos e repasse para parentes ou amigos que você sabe que se interessariam pelo item por ainda serem úteis, ou encaminhe para uma instituição de caridade. Você também pode vender itens ou roupas que estão em boas condições. Nem tudo pode ser doado, infelizmente algumas coisas não funcionam ou estão com defeito, nesses casos o destino é o lixo.

#3. Faça o teste do tempo

Para muitos objetos, sobram dúvidas na hora de se desfazer. Não consegue se decidir? Guarde esse objeto por 6 meses e anote na agenda o dia que ele deve ser revisto. Se você não precisou desse item nos últimos 6 meses, é muito provável que não precise disso nunca mais. Então se desfaça daquilo que não foi usado.

#4. Mantenha a disciplina

Para manter a casa livre das tralhas é preciso manter a disciplina. Para evitar a bagunça, evite acumular desnecessariamente e mantenha a casa sempre um ordem. Defina o destino de tudo imediatamente e guarde somente o essencial.

#5. Viver com menos é o segredo!

Acumular coisas e ter uma casa cheia, pode ser um sinônimo de falsa felicidade. Manter a casa livre de bagunça e com espaços saudáveis, ajudará a melhorar sua qualidade de vida. Além disso é comprovado que uma casa sem bagunça reduz em 40% o trabalho doméstico.

Depois de tudo isso, esperamos que você consiga se livrar das “tralhas” e tenha mantido apenas as boas lembranças que a vida lhe deu!


Gostou das dicas para se livrar da tralha? Tem alguma alguma dica? Deixe um comentário!