Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Dezembro Dia do Aniversário de Maceió - 201 anos Google+

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

05 de Dezembro Dia do Aniversário de Maceió - 201 anos


História

Com mais de um milhão de habitantes, para entender a fundação de Maceió é preciso retroceder até o dia 05 de dezembro de 1815. Há quase dois séculos, a Vila de Maceió foi desmembrada da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Por esta razão, o dia 05 de dezembro é a data em que se celebra o aniversário de Maceió.

Cidade de Maceió. Foto: Semptur

Cidade de Maceió. Foto: Semptur

Cidade de Maceió. Foto: Semptur

O registro histórico está contido nas cartas escritas por Dom João, então príncipe regente, e esse relato é a certidão de nascimento de Maceió, segundo historiadores. Alguns historiadores questionam a idade da capital, considerando o fato de que dois anos após o desmembramento, em 1817, Maceió assume o posto de capital do Estado de Alagoas, mas a data reconhecida oficialmente é 5 de dezembro de 1815.

Cidade de Maceió. Foto: Semptur

Com raiz indígena – o nome da cidade é uma evolução da corruptela tupi maça-y-ok, que significa “o que tapa o alagadiço” –, a população maceioense é eminentemente mestiça.