Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição Google+

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição

Esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, sendo considerada como a comemoração de um dos dogmas mais importantes do cristianismo: a fé e a pureza de Virgem Maria e a preparação para o nascimento do Filho de Deus.

A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo.

De acordo com o pensamento cristão, Maria foi abençoada com a pureza e livre do pecado original da humanidade para conseguir cumprir a sua vocação na Terra: ser a mãe de Jesus Cristo.

Apenas em 28 de fevereiro de 1476 esta data foi decretada pelo Papa Sisto IV como uma festa universal.

O Dia da Imaculada Conceição ganhou caráter obrigatório no século XVIII, através da decisão do Papa Clemente XI.

Porém, só recebeu o título de um dogma católico em 8 de dezembro 1854, pelo Papa Pio IX, sendo este o motivo da escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a festa litúrgica.

Em Portugal, o Dia da Imaculada Conceição é considerado feriado nacional.
Oração a Imaculada Conceição de Maria

“Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém”.