Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 6 de Janeiro - Dia de Reis Google+

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

6 de Janeiro - Dia de Reis

Também conhecido como Dia dos Reis Magos, esta data é celebrada principalmente pelos cristãos. De acordo com a lenda, teria sido nesta data que o menino Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três supostos reis magos que lhe trouxeram presentes simbólicos.

Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro, e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar da grama, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus.

Em Portugal, o Bolo de Reis e muitos outros doces também são feitos especialmente para esta ocasião.
Dia de Reis no Brasil

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis também são bastante fortes em algumas regiões do país, devido a influência da cultura portuguesa e espanhola existente nessas localidades.

Tradicionalmente, também é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal, retirando-se os enfeites natalinos, desarrumando a Árvore e o Presépio.

Oração aos Reis Magos

“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina estrela do céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a estrela da verdade.

E descobrindo a menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.

(Fazer o pedido em silêncio).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso senhor Jesus Cristo, o menino do presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

Origem do Dia de Reis

De acordo com relatos bíblicos, o Dia de Reis surgiu quando os três Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar - foram até o local onde Jesus nasceu para levar presentes (incenso, ouro e mirra).

Ainda segundo a bíblia, os três Reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma forte estrela que brilhava durante a noite e uma coluna de fogo que indicava o caminho durante o dia.

Apenas no século VIII, a Igreja Católica reconheceu e converteu os três Reis Magos em santos católicos.