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quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Qual a Cultura Organizacional da sua empresa?


Cultura Organizacional ou cultura cooperativa é um conjunto de hábitos e crenças estabelecidas, através das normas, valores, atitudes compartilhados pelos os membros de uma organização, destingindo assim, a organização das demais.
  • Constitui o modo de pensar e agir, existente em uma organização;
  • A essência da cultura é expressada, pela maneira que realiza seus negócios;
  • Representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização; 
  • Reflete a mentalidade que predomina na entidade; 
  • Condiciona a administração das pessoas; 
  • Caracteriza-se pela aceitação implícita pelos seus membros; 
  • É reforçada pelo próprio processo de seleção eliminando pessoas caracterizadas discrepantes, com os padrões estabelecidos; 
Ajuda a preservar a cultura 

Representa as normas informais e não escrita que orienta o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia, direcionando, suas ações para alcançar seus objetivos organizacionais.

Tipos 

CULTURAS ADAPTATIVAS:

-- Caracterizada pela maleabilidade e flexibilidade, voltadas para a inovação, mudança e criatividade;
-- Organizações que adotam e fazem revisões e atualizações;
-- Por um lado ha a necessidade de mudança e adaptações para garantir atualização e modernização Por outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. 

CULTURAS CONSERVANTES:

-- Mantem-se inalteradas;
-- Caracterizada pela manutenção de ideias, valores, costumes, e tradições e não mudam ao londo do tempo; 

CULTURAS FORTES:
-- Valores compartilhados pelos funcionários influenciando comportamentos e expectativas. 

CULTURAS FRACAS:
-- Facilidade de mudanças ( mudam-se com facilidade) 

Componentes

Apresenta em três diferentes níveis: ARTEFATOS, VALORES COMPARTILHADOS E PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS.

ARTEFATOS: Nível superficial, visível e perceptível sendo coisas concretas que um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização incluindo os produtos, serviços e padrões de comportamentos dos membros.

Indica a visão ou adição como é a cultura organizacional
(símbolos, historias, heróis, lemas etc..) 

VALORES COMPARTILHADOS: Valores relevantes, tornando-se importantes para as pessoas definindo razões;

Funciona como justificativas aceitas por todos os membros 

PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS: Nível intimo, profundo e oculto, sendo crenças inconscientes, percepções sentimentos e pressuposições que as pessoas acreditam. 

A Cultura Organizacional prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

Os funcionários de uma organização aprendem a cultura organizacional, por meio de varias formas, como historias, rituais, símbolos materiais e linguagem.

HISTORIAS: São historias contadas sobre o fundador da entidade. Lembranças eventos especias em geral, regras de conduta e corte de funcionários Erros e acertos, ancoram o presente no passado, explicando, assim a legitimidade das praticas atuais. 

RITUAIS E CERIMONIAS: Sequencias repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores da organização. Reúnem e aproximam totalidade para motivar e reforçar aspectos culturais, como reduzir conflitos. 

SÍMBOLOS MATERIAIS: Definem o grau de igualdade ou diferencias entre as pessoas e o tipo de comportamentos, constituindo, a comunicação não verbal. Os objetos pertencentes a organização são os símbolos materiais. 

LINGUAGEM: Meio como identificar membros de uma cultura e subcultura. 

Para que haja mudança na cultura organizacional é necessário revitalização e inovação As ferramentas que ajudam nessa mudança são:

CLAREZA DOS OBJETIVOS, VALORES E PRINCÍPIOS: 
-- Auxiliador no processo de mudança ;
-- Seu retorno é de médio prazo, com características bem divulgadas e aplicado 

INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
-- Permite a comunicação interna entre diversos níveis, de forma simples e aberta 

ABERTURA DE NOVAS IDEIAS:
-- Grau em que as organização é dinamica, esta atenta as mudanças com senso de oportunidade, criação de um ambiente motivador. 

DESEMPENHO PROFISSIONAL:
-- Possibilidade de crescimento e valorização pessoal na área profissional.