Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Acabamentos Gráficos – Refile, Vinco e Corte Especial Google+

quarta-feira, 22 de março de 2017

Acabamentos Gráficos – Refile, Vinco e Corte Especial


Em meio a tantos e tantos belos trabalhos de design que encontramos pelo mundo, o que fazer para o seu impresso ser diferente, e ao mesmo tempo sofisticado e com bom gosto? Estarei começando posts sobre Acabamentos, tentando ajudar o pessoal dessa área a tornar o seu trabalho ainda mais bonito.

O acabamento possui algumas módulos básicos como refile, dobraduras, encadernação e outras específicas, como faca de corte. Nem sempre ele é feito na própria gráfica, as vezes dependendo do material e mesmo a dificuldade, é necessária a terceirização – o que pode acarretar um prazo um pouco maior para a entrega do trabalho. As vezes até em gráficas pequenas, é necessário que seja feito até a terceirização do refile, sendo um acabamento simples de ser feito.

Refile

O refile é conhecido como aqueles cortes feitos na borda do papel necessários para a finalização do impresso. Ele pode ser realizado em diversas etapas da produção.
Por ser uma etapa básica e necessária para a qualidade final do impresso, o refile sequer é mencionado no item acabamento dos pedidos de orçamento, por isso não acarreta nenhum valor a mais esse acabamento.


Ele pode ter quatro funções, de acordo com a etapa na qual ocorre. Logo após a saída da impressora, é utilizado para primeiro eliminar as margens e marcas de impressão, como marca de corte e sangria, reproduzidas na folha de entrada em máquina.

Pode ser feito também o refile em lâminas (folhas) soltas, para separar as diversas unidades impressas (corte linear) e deixá-las do mesmo tamanho, em impressos paginados, como livros, revistas, jornais, para deixar as folhas iguais, pois feito a encadernação dos cadernos ou dobradura, as folhas podem estar de tamanhos diferentes. E por fim para definir o formato definitivo do impresso, já na etapa final do acabamento.

Vinco

O processo do vinco é bem simples. Ele é aplicado ao papel para facilitar seu manuseio ou a realização de dobras. Por exemplo, no primeiro caso, ele é utilizado principalmente em capas de brochuras com lombada quadrada, por exemplo de livros, permitindo a abertura da capa sem forçar o papel, sem fazer com o papel dobre ou estrague a encadernação do mesmo.


Pode ser usado também em papéis de maior gramatura, quando queremos fazer um material específico, como, por exemplo, um folder com 3 dobras, é necessário que seja vincado a folha, para que as dobras fiquem bem marcadas e o papel não se “quebre”.

Corte Especial (Faca de Corte)

O termo corte, ou corte especial, usado para aqueles acabamentos que necessitam de lâminas específicas, não podendo ser produzidos nas guilhotinas comuns (como é o caso do refile, sendo que esse corte precisa de uma chapa especialmente para aquele impresso específico).


Em geral, é um recurso muito usado na confecção de embalagens, que necessitam de cortes específicos que realizem a produção das abas e de todo o fechamento que a embalagem necessita.

Pode ser usado também como recurso expressivo para a valorização de layouts, inclusive com a inclusão de formas vazadas no papel, como por exemplo, em cartões de visita, folders, cartazes.

Parte muito importante! Trata-se de um acabamento caro, pois é necessária a fabricação de uma lâmina de aço com o formato desejado, e único, que é fixada sobre um suporte de madeira: a faca de corte. A lâmina atua por pressão sobre os impressos, realizando o corte desejado simultaneamente sobre várias unidades.

Abaixo alguns modelos de cortes especias para vocês se deliciarem! E até a próxima!








Fonte: Livro VILLAS-BOAS e Choco La Design