Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Mas afinal, o que é ser um líder?

sábado, 4 de março de 2017

Mas afinal, o que é ser um líder?


Voltando a nossa infância, percebemos que a família é o primeiro grupo social que nos dá a base da liderança e da vida em sociedade. Os pais são excelentes exemplos de líderes, pois preocupam-se com a segurança e desenvolvimento dos filhos, o que influencia diretamente na formação de novos grupos sociais do qual seus filhos farão parte.

Algumas crianças já nascem com habilidades e instintos de liderança, porém todos os que desejam desenvolver, podem fazer ao longo da vida. O ambiente em que vivemos impacta no desenvolvimento das habilidades de liderança, podendo contribuir para melhorá-las ou inibi-las. A liderança também pode ser definida como uma característica mental que independe do sexo ou da força física, mas sim da pessoa que tem as melhores condições de garantir a segurança do grupo, seja ele familiar ou social. 

Liderança e evolução 

Todos nós estamos em constante processo de evolução, cada um no seu tempo de aprendizado. A humildade e a boa vontade, facilita nosso aprendizado para nos tornarmos melhores líderes durante toda a vida, onde a busca pelo autoconhecimento é o primeiro passo. Conhecer-se e reconhecer seus pontos fortes e fracos é essencial para o desenvolvimento das características necessárias de um líder. Podendo ele potencializar suas melhores habilidades e trabalhar suas fraquezas de modo que encontre o equilíbrio. 

O verdadeiro líder preocupa-se primeiramente com o sucesso da sua equipe. Ele sente-se feliz quando enxerga as pessoas do grupo desenvolvendo-se e alcançando os objetivos em comum, sendo esse um sinal de que seus liderados estão realmente comprometidos, esforçando-se para obter os melhores resultados. 

Quem criou a liderança?  

A natureza na sua infinita sabedoria.

Desde quando existe liderança?

A milhões de anos, desde que houve a necessidade da vida em sociedade.

Para que serve a liderança?

Para garantir a sobrevivência, a continuidade e a evolução do grupo social.

Qual é a essência da liderança?

A segurança.

Existe grupo social sem líder?

Não.

Como um líder é escolhido?

Um líder não se escolhe, mas é escolhido pelo grupo, sendo a pessoa que tem as melhores condições de garantir a segurança. O líder é aceito pelo senso de responsabilidade e não para obter vantagens pessoais.

Qual é o grau de importância da liderança nas nossas vidas?

Extremamente importante, a nossa segurança, sucesso e a felicidade dependem da liderança. Tanto quando nós lideramos quanto quando somos liderados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.