Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Os 100 anos da primeira greve geral no Brasil

domingo, 30 de abril de 2017

Os 100 anos da primeira greve geral no Brasil


Cem anos atrás, paralisação se espalhou pela indústria, comércio e serviços – Foto: Reprodução

A primeira greve geral começou sem grandes pretensões. Parecia mais uma das paralisações que se registravam no Brasil desde a década anterior. Era julho de 1917 quando os empregados da tecelagem Crespi, no Brás, em São Paulo, pediram aumento – e não levaram. O primeiro conflito entre operários e polícia aconteceu na porta da fábrica, no domingo 8 de julho.

No dia seguinte, novo incidente, dessa vez em frente à Antártica, também no Brás. Depois de quebrarem a carga de um caminhão (garrafas), os trabalhadores seguiram para a Tecelagem Mariângela, na mesma região. Lá, durante outro embate, acabou morto, aos 21 anos, o operário Jose Martinez. Foi o estopim para um movimento que parou São Paulo.

Pelo menos dez mil pessoas acompanharam os funerais de Martinez. Terminado o enterro, a multidão seguiu para a Praça da Sé, no centro da cidade, que se tornou palco de um concorrido comício de protesto. Naquela altura, o movimento grevista de inspiração anarquista começava a se espalhar pelo País, em especial pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, o comércio fechou as portas depois que saques se generalizaram pela cidade. Ao cenário de carestia e escassez de víveres somaram-se barricadas e mais embates entre operários e forças de repressão. Enquanto isso, um Comitê de Defesa Proletária negociava com o governo as reivindicações: aumento de salários, proibição do trabalho de menores de 14 anos, jornada de trabalho de oito horas.

Aconteceu há apenas 100 anos, mas era isso mesmo: a jornada de trabalho girava em torno de 14 horas por dia, crianças trabalhavam nas oficinas dia e noite, não havia descanso semanal remunerado muito menos férias pagas. A greve de 1917 foi o primeiro passo para a conquista dos direitos trabalhistas, muitos deles agora em jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.